quarta-feira, 22 de junho de 2011

A VERDADE SOBRE O "SIGILO NA COPA".

Todos têm ouvido falar do tal “sigilo na Copa”. Que o Governo iria esconder os gastos, não haveria prestação de contas, e a roubalheira estaria livre.

Acontece que NADA DISSO É VERDADE.

Não se sabe se mentiras originadas da má-fé de alguns operadores da mídia, ou (querendo ser otimista) fruto de um telefone-sem-fio mal arranjado, o fato é que as coisas tem sido muito mal-contadas.

O tal sigilo da Copa NÃO É sobre os gastos da Copa, NÃO É sobre as prestações de conta, NÃO É sobre quanto o governo paga para que empresas privadas façam os serviços! Não! O tal sigilo, para começar, não é absoluto (o Tribunal de Contas terá TOTAL acesso), e é sobre o planejamento dos GASTOS MÁXIMOS para cada obra ANTES de contratada a empresa.

Ou seja.

O governo não quer dizer “tenho 100 reais para fazer isso, quando custa para fazer isso?” porque as empresas – adivinhe – vão dizer: “100 reais”. Sabendo do dinheiro disponível para cada coisa, as empresas podem negociar entre si e fazer ofertas superfaturadas.

E justamente esse tipo de conluio que o governo quer evitar.

E esse tipo de sigilo é comum em vários países ditos “desenvolvidos” do mundo. E usado na União Européia. É recomendado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). NÃO É, como tem sido dito, invenção do governo Dilma.

No momento de fechar o contrato, tudo será TOTALMENTE TRANSPARENTE. Haverá prestação de contas, haverá divulgação de pagamentos e gastos, todos saberemos quanto foi gasto no quê. E, antes do contrato, o Tribunal de Contas terá total acesso.

Tivemos uma reação tão forte contra esse instrumento porque, junto com ele, foram incluídas várias limitações aos empresários, como pedir um aumento do preço depois de começada a obra.

Pode-se discordar desse instrumento. Pode-se criticar o governo (eu tenho muitas críticas em relação ao governo Dilma, p. ex.). Mas TEMOS QUE SABER QUAL É A VERDADE PARA PODER CRITICAR.


TODOS PRECISAM SABER.

Algumas fontes:

http://blog.planalto.gov.br/governo-busca-evitar-combinacao-de-precos-para-copa-do-mundo-2014/
http://www.viomundo.com.br/denuncias/entendendo-o-noticiario-empreiteiras-combatem-a-lei-anti-cartel.html
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-falsa-noticia-da-folha-sobre-as-contas-na-copa 

Nenhum comentário: