segunda-feira, 24 de novembro de 2014

VOU SEGREGAR!

Raul Longo

Chega! Cansei desse negócio de defender minorias. E maiorias também!
Que adianta ser negro se segundo o censo o sujeito é maioria? E mulher? Aí é como dizia o Mário Reis: que parte mais fraca é essa, se juntas são uma fortaleza contra qualquer homem? Coitados de nós se cada vizinha defender a outra! Já imaginou?!!! Não dá nem para tomar umas sossegado e chegar em casa dando esporro, porque no que virou a esquina trançando as pernas o camarada já toma uma camaçada de pau ou de panela da mulherada da vizinhança toda, só por prevenção! Tem jeito isso?
Não defendo mais ninguém, não! Muito menos pobres e oprimidos! Pobre aonde? Segundo a Danuza Leão que sabe bem dessas coisas, pra encontrar pobre hoje em dia só em fila de check-in de voo internacional!
A última oprimida que vi por aí foi àquela paulistana em passeata da Av. Paulista, histericamente pedindo intervenção militar e a volta da ditadura militar porque sente falta de liberdade de expressão. Com claros sintomas escleróticos a jovem xingou a Dilma e o Lula de tudo quanto é nome. E com toda a razão! Afinal que país é esse em que não se pode nem expressar livremente e se é obrigado a reconhecer que nunca o povo brasileiro viveu tão bem? Como é que posso falar ao contrário se o governo rouba minha liberdade de expressão melhorando continuamente o cotidiano da vida do povo brasileiro?
Isso é uma puta censura! Muito pior do que a ditadura! Na ditadura não se podia falar mal, mas se podia manter o senso e a sobriedade. Agora, para falar mal tem de se perder o senso e cair no ridículo como aconteceu com a coitada da garota! Não é horrível?
Daí resolvi aderir e também vou sair por aí distribuindo bofetada nos mais fracos e oprimidos, em toda essa gentinha fedida e diferenciada! E assim, sob a orientação do ex-sociólogo soborbanno (não confundir com suburbano pra não causar revolta nas periferias) resolvi aderir ao movimento e já comecei a segregar como demonstro nessa reprodução de conversa telefônica ocorrida recentemente:
- Oi Raul! É a fulana.
- Fulana?...
- É... A Fulana de São Paulo!
- São Paulo?!!!... Um momentinho.... (voltando): – Difa aí Fulanha.
- Ué!... É a ligação ou você ficou fanho de repente.
- Fão!... É refite!
- Rinite?! Ih rapaz, nem me fale! Com essa poluição de São Paulo isso vive me atacando! Na falta de água a coisa piorou muito porque não dá pra tomar banho e a gente é obrigada a dormir com a poluição grudada no corpo.
- Pra faver xexo deve fer uma nofeira!
- Nem me fale! Atrito de fuligens!
- Imafino!
- Então Raul, por isso mesmo é que estou te ligando. Aí na tua pousada tem água, né?
- Fabe como é? Lugar turísfico sempre falta na tempofada, mas tenho reserfatório de 10 mil fitos e minha Cantafeira nunca seca porque a noite o fornecimento da fágua regurafiza.
- Que bom! Parece sonho!
- É!... Estamos na mesma estiafem, mas apefar de também inoferante em muita coisa o gofernador de Santa Catafina até que não é tão fuim como o daí, e por enfanto não tefe problema no abastefimento!
- Êêê Raul!... Você sempre dando suas alfinetas políticas! Então vamos mudar de assunto que não quero discutir sobre isso. Você tem vaga aí por umas semanas?
- Pra fando?
- O mais urgente possível. Eu e o Nando, meu namorado que você vai conhecer, não aguentamos mais! Mais de mês sem fazer sexo por causa da fuligem, imagine! A última vez foi quando fomos pra Natal. Nordestino pra todo lado, mas ao menos água tinha.
- Fei! E querem fir pra cá para tomar fanho, né?
- Fanho tá é você! Mas a gente quer isso mesmo! Banho de mar também, mas importante mesmo é o de chuveiro. Quanto tá a diária?
- Pra paufista é 400 dófares!
- 400 dólares!
- Por paufista! Focê e seu namorado: oitofentos.
- Ficou maluco Raul! Isso é diária de hotel de Miami!
- Num fei! Perfunta pro Joafim Barfosa!
- Pera lá Raul! Isso não é possível! Que história é essa de preço em dólar? E por que pra paulista? Quanto é pra carioca, mineiro, gaúcho?
- Oifenta reais.
- Porra Raul! Por que essa especulação? Já sei!... Paulista é burguês, tem dinheiro! Mas acontece que a gente trabalha, viu? Somos a locomotiva do Brasil!
- Então manda o gofernador infestir em trem elétrico pra Maria Fumaça não enfer de fuligem o feu xexo com o namorado.
- Olha aqui Raul! Isso é a prova de que vocês eleitores de Lula e Dilma não passam de um bando de nazistas cheios de preconceitos. Fascistas! Racistas preconceituosos! Ignorantes, insuportáveis! O Brasil ficaria muito melhor se fossem todos pra Cuba!
- Paulistinha, a culpa não é minha se pela terceira vez vocês elegem o Robin sem Batman que se não conseguiu nem conter o PCC dentro de presídio estadual de segurança máxima, quanto mais o nível dos reservatórios de água!
- Ué... Acabou a renite?
- Renite nada! Tapei o nariz para não sentir o fedor de fuligem de paulista pelo telefone.
- Vai tomar banho!
E bateu o telefone na minha cara antes de confirmar se interessava ou não a hospedagem com banho e tudo por apenas 400 dólares ao dia, na promoção especial para paulistas.
Fazer o quê? Fui tomar banho, mas ela não. Se tenho olfato sensível, não é pra segregar?

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

À QUEM E PORQUE INTERESSA A PROMOÇÃO DO ÓDIO SÓCIO/POLÍTICO BRASILEIRO

Enviado pela Urda Klueger – escritora e historiadora

Brasil, a grande divisão



Por Boaventura de Sousa Santos

As eleições do Brasil suscitaram as atenções da comunicação social mundial. Em grande medida, fez uma cobertura hostil da candidata Dilma Rousseff, no que foi zelosamente acompanhada pela “grande mídia” brasileira. O paroxismo do ódio anti-petista levou uma revista de grande circulação, a Veja, a enveredar por uma via provavelmente criminosa. O New York Times em nenhuma ocasião se referiu à candidata do PT sem o epíteto de ex-guerrilheira. Com a mesma inconsistência de sempre, não ocorreria a este periódico, ou a tantos outros que seguem a sua linha, referir-se à ex-comunista Ângela Merkel ou o ex-maoísta  Durão Barroso, ou  mesmo ao comunista Xi Jinping, Presidente da China.

Os interesses que sustentam esta imprensa corporativa esperavam e queriam que saísse derrotada a candidata do PT. O terrorismo econômico das agências de rating, do The Economist e Financial Times, da bolsa de valores procurou condicionar os eleitores brasileiros e assumiu uma virulência surpreendente, tendo em vista a moderação do nacionalismo desenvolvimentista brasileiro e o fato evidente de serem sobretudo fatores mundiais (leia-se, China) os que afetam o ritmo de crescimento de países como o Brasil.


Por que tanta e tão desesperada hostilidade?


Os fatores externos


Há razões externas e internas que só parcialmente se sobrepõem. Daí a necessidade de as analisar em separado. As razões externas são bem mais profundas que o mero apetite do capital internacional pelas grandes privatizações do pré-sal e da Petrobras ou que a violência do resposta do capital financeiro perante qualquer limite à sua voracidade, por mais moderado que seja. O Brasil é hoje o exemplo internacionalmente mais  importante e consolidado da possibilidade de regular o capitalismo para garantir um mínimo de justiça social e impedir que a democracia seja totalmente capturada pelos donos do capital, como acontece hoje nos EUA e está acontecer um pouco por todo o lado. E o Brasil não está sozinho. É apenas o país mais importante de um continente onde muitos outros países - Venezuela, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Uruguai - procuram soluções com a mesma orientação política geral, embora divergindo na dose de nacionalismo ou de populismo (tal como Ernesto Laclau, não condeno em bloco nem um nem outro). Para mais, estes países têm procurado construir formas de solidariedade regional que não passa pela bênção norte-americana, ao contrário do que acontecia antes.


Qual é o significado global desta rebeldia? Ela configura uma nova guerra fria, uma guerra fria já não entre o capitalismo e o socialismo, mas entre o capitalismo neoliberal global, sem vestígio nacionalista ou popular, e o capitalismo com alguma dimensão nacional e popular, o capitalismo social-democrático ou social-democracia capitalista. Este último capitalismo pode assumir muitas formas e pode vir a estar presente tanto na Rússia como na China, na Índia ou na África do Sul, ou seja, nos chamados BRICS. O fim da guerra fria histórica não foi apenas o fim do socialismo em sua versão histórica; foi também o fim da social-democracia europeia, a única então existente, pois a partir de então o capitalismo sentiu-se desobrigado de sacrificar os seus lucros imediatos para garantir a paz social sempre ameaçada pela existência de uma alternativa potencialmente mais justa. Nesse momento, terminou o capitalismo do breve século XX e procurou-se reconstruir o Eldorado, mais mítico do que real, da acumulação do século XIX. Foi então solenemente declarado o fim da história e a ausência de alternativa ao capitalismo neoliberal.


Foi assim que a guerra fria desarmou a social-democracia europeia. Mas, contraditoriamente, tornou possível a emergência da social-democracia latino-americana. Não esqueçamos que a América Latina foi uma das grandes vítimas da guerra fria histórica. Durante este periodo, o capitalismo só fazia concessões socias-democráticas na Europa, pois a tanto obrigava a tragédia de duas grandes guerras. Fora da Europa, as zonas de influência do capitalismo eram tratadas com a máxima violência para liquidar qualquer possibilidade de alternativa. Essa violência envolvia guerra financeira, ajustamento estrutural, desestabilização social e politica, intervenção militar. Em África, todos os países que tentaram uma solução socialista foram postos na ordem, do Gana, à Tanzânia e a Moçambique. Na América Latina, no quintal do Império, Cuba tinha sido uma distração imperdoável. A resposta foi pronta. Como dizia pouco tempo depois da revolução cubana o enviado de Fidel Castro a vários países da América Latina, Regis Debray, os EUA tinham aprendido mais rapidamente a lição de Cuba do que a esquerda latino-americana. Também aqui os mecanismos de intervenção foram vários, uns menos violentos que outros, da Aliança para o Progresso às ditaduras brasileira, chilena e argentina.


A ousadia da América Latina dos últimos quinze anos consistiu em construir uma nova guerra fria, aproveitando, tal como a anterior guerra fria, um momento de fraqueza do capitalismo hegemônico. Armadilhado desde os anos noventa do século passado no Oriente Médio para saciar o insaciável complexo industrial militar e a sua avidez de petróleo, o Império deixou que avançassem no seu quintal formas de nacionalismo e de populismo que, ao contrário dos anteriores, já não visavam as exíguas classes médias urbanas, mas a grande massa dos excluídos e marginalizados. Tinham, pois, uma forte vocação de inclusão social.

Esta emergência foi também possível graças a uma descoberta copernicana feita por um grande líder mundial chamado Lula da Silva. Essa descoberta, simples como todas as descobertas genuínas, consistiu em ver que o ímpeto democratizante que vinha desde a luta contra a ditadura tinha preparado a sociedade brasileira para uma opção moderada pelos pobres, como ele próprio em suas origens. Tratava-se de uma opção que a Igreja Católica tinha assumido durante um tempo e depois covardemente abandonado. Não se tratava de socialismo, mas tão só de um capitalismo sujeito a algum controle político com o objetivo de realizar políticas de Estado relativamente desvinculadas dos interesses diretos e imediatos da acumulação capitalista. Esta descoberta mudou a natureza da hegemonia no Brasil e tornou-se rapidamente hegemônica no continente. Digo hegemônica porque os próprios adversários tiveram de usar os seus termos para a boicotar e porque a sua vocação inclusiva se expandiu rapidamente para outras áreas, nomeadamente para área de inclusão étnico-racial. A sociedade brasileira tornava-se mais inclusiva no preciso momento em que se reconhecia, não só como sociedade injusta, mas também como sociedade racista, e se dispunha a minimizar tanto a injustiça social como a injustiça histórica, étnico-racial.


O fato de esta descoberta não ter ficado confinada ao Brasil e ter se alastrado a outros países, cada um com os seus traços específicos próprios das suas trajetórias históricas, combinado com o fato de em outros continentes, por outras vias, terem surgido formas convergentes de rebeldia ao capitalismo neoliberal supostamente sem alternativa, deu origem à nova guerra fria. Esta sofreria um golpe forte se o país que mais avançou neste domínio decidisse voltar ao redil neoliberal e comportar-se como um bom rebanho, tal como está a acontecer na Europa que resistira ainda durante algum tempo ao destino que a queda do Muro de Berlim lhe tinha ditado.


Daí o enorme investimento feito na derrota da Presidente Dilma. Afinal, a descoberta brasileira revelou uma vitalidade que, se calhar, nem os seus protagonistas esperavam. Mas obviamente não se espere que o capitalismo neoliberal global desista. Sente-se suficientemente forte para não ter de conviver com o status quo europeu anterior à queda do Muro. Recorrerá, pois, ao boicote sistemático da alternativa, por mais moderada e incompleta que seja. Talvez não envolva as formas mais violentas que no passado envolveram a intervenções de “mudança de regime” em países grandes da América Latina e hoje se limita a países pequenos como o Haiti (2004), as Honduras (2009), ou o Paraguai (2012).

Serão ações de desestabilização social e política, aproveitando o descontentamento popular, financiando  ONGs com posições “amigas”, fornecendo consultoria técnica no controle de protestos e desta forma obtendo informações cruciais. Esta intervenção vai ser mais evidente em países como a Venezuela e Argentina dada a urgência em pôr fim ao anti-imperialismo chavista ou peronista. Mas em todos os países com governos de centro-esquerda esperam-se ações de desestabilização interna.


Os fatores internos

Como referi, a sobreposição entre os fatores externos e internos existe ainda que não seja total. A agressividade da “grande mídia”, o desespero que levou alguns deles a cometer atos provavelmente criminosos assenta no interesse da grande burguesia em recuperar o pleno controle da economia e realizar os lucros extraordinários das privatizações por fazer. Nessa medida, não é mais que o braço brasileiro de uma burguesia transnacional sob a égide do capital financeiro. Não tendo podido derrotar a canadidata do PT,  vai continuar a pressionar abertamente (e a ser provavelmente atendido) pela composição de uma equipe econômica instalada no coração do governo que satisfaça os  “imperativos dos mercados”.


Este braço brasileiro do capital transnacional arrastou consigo setores importantes da classe média tradicional e até da nova classe média que é um produto das políticas de inclusão dos governos do PT. E também estes setores assumiram o discurso da agressividade que transforma o adversário no inimigo. E esse discurso não se explica apenas por razões de classe. Há fatores que são específicos de uma sociedade que foi gerada no colonialismo e na escravatura. São funcionais à dominação capitalista, mas operam por marcadores sociais, formas de subjetividade e de sociabilidade que pouco têm a ver com a ética do capitalista weberiano. Trata-se da linha abissal que divide o pobre do rico e que, por estar longe de ser apenas uma separação econômica, não pode ser superada por medidas econômicas compensatórias. Pode, ao contrário, ser acirrada por elas. Na ótica dos marcadores sociais colonialistas, o pobre é uma forma de sub-humanidade, uma forma degradada de ser que combina cinco formas de degradação: ser ignorante, ser inferior, ser atrasado, ser vernáculo ou folclórico, ser preguiçoso ou improdutivo. O sinal comum a todas elas é o pobre não ter a mesma cor que o rico. Estamos, pois, a falar de colonialismo inscrito nas relações sociais que se desdobra muitas vezes em colonialismo nas relações entre regiões (sul versus norte), a forma mais conhecida de colonialismo interno (do norte da Itália em relação ao sul; do sul do Brasil em relação ao norte).


Nos termos deste colonialismo da sociabilidade, as condições naturais de inferioridade podem suscitar o que de mais nobre há nos seres superiores, mas sempre sob a condição de os inferiores em caso algum pretenderem ser iguais aos superiores. Essa subversão seria mais impensável e mais destrutiva que a subversão comunista. Claro que os seres inferiores podem acreditar no princípio da igualdade que ouvem da boca dos superiores (nunca do seu coração) e lutarem pela igualdade. Faz-lhes bem se lutarem sozinhos porque isso os torna mais civilizados, e faz bem à sociedade porque obviamente nunca conseguirão os seus objetivos e acabarão por reconhecer o carácter natural da desigualdade. O fato de o poder político da época Lula ter identificado essa linha abissal e ter tentado superá-la mediante políticas compensatórias e anti-discriminação racial que ajudam os inferiores a abandonarem a sua condição de inferioridade é um insulto à nação bem pensante e um desperdício criminoso de recursos. No caso concreto, teve ainda uma outra consequência, o encarecimento inoportuno do serviço doméstico que, na forma como está organizado no Brasil, é uma herança direta do mundo da Casa Grande e Senzala. É bom ter em conta que o ideário colonialista não é monopólio das classes dominantes e suas aliadas. Habita as mentes dos que mais sofrem as consequências dele. E habita sobretudo as mentes dos que foram ajudados a deixarem o seu estatuto de inferioridade, mas ativa e rapidamente se esquecem da ajuda para pensarem tão bem como pensa a sociedade bem pensante, a sociedade do lado de cá da linha abissal em que acabam de se integrar. Refiro-me a setores da chamada nova classe média.


A melhor resposta


As razões acima referidas não pretendem explicar as diferenças que se jogaram na disputa eleitoral. Pretendem apenas explicar a agressividade desta. Uma vez ganhas as eleições, o governo tem de se centrar nas diferenças sem se esquecer da agressividade. Não é fácil definir a melhor resposta, mas é fácil prever qual será a pior. A pior resposta será pensar que, como a vitória foi magra, o PT apenas conseguiu adiar por quatro anos a ida para a oposição e que, sendo assim, não merece a pena o esforço de mudar as políticas que se seguiram até agora e até talvez seja bom baixar o nível de confrontação com a direita. Esta será a pior resposta porque, com ela, o PT não só terá adiado por quatro anos a ida para a oposição como levará talvez muitos mais para sair dela.


Vejamos, pois, as possíveis linhas de uma resposta que não adie derrotas, mas antes consolide a hegemonia da sociedade mais inclusiva e diversa e obrigue a direita a mudar os temas e os termos da disputa eleitoral em anos futuros e em função dessa nova sociedade.


Políticas sociais

A vitória foi conseguida pelos pobres que pela primeira vez sentiram apoio para saltar a linha abissal e pela militância aguerrida dos que se solidarizaram com eles depois de terem visto a linha abissal e não terem gostado do que viram. A primeira linha consiste em não frustrar as expectativas dos que lutaram pela vitória da candidata Dilma Rousseff. Ao contrário do que pensaram alguns analistas petistas em pânico, as manifestações de junho do ano passado não foram um caldo de cultura da direita. Na frente da luta por Dilma, estiveram alguns movimentos que protagonizaram as manifestações. Isto mostra que o descontentamento foi real ainda que, por vezes, a sua intensidade tenha sido manipulada. E também mostra que o benefício da dúvida dado ao governo do PT pelos manifestantes de ontem e apoiantes de hoje não voltará a ser dado. A expectativa é agora mais forte do que nunca. Se não for atendida, sobretudo nas áreas da educação, da saúde da qualidade de vida urbana, do meio ambiente, da economia camponesa e da demarcação de terras indígenas, a frustração será irreversível e mais corrosiva.


A reforma politica

A reforma política é objetivo mais reclamado pelas forças progressistas e o mais bloqueado por um Congresso que, graças à patologia da representação gerada pelo atual sistema, não é o espelho da diversidade social, política e cultural do país. Quase 8 milhões de brasileiros e brasileiras exigiram em plebiscito popular a convocação de uma assembleia constituinte exclusiva. Em situações tão distintas quanto o Equador e a Colômbia, foi essa a solução encontrada para desbloquear um impasse institucional semelhante ao que ameaça o Brasil. É muito importante acabar com o financiamento corporativo dos partidos ou aplicar efetivamente o princípio consagrado pela “lei da ficha limpa”. Mas não basta. Todo o sistema de governabilidade tem de ser mudado. Como se pode explicar que dois dos partidos que apoiaram a candidata Dilma Rousseff tenham podido ser os opositores mais acirrados do candidato a governador Tarso Genro cuja proposta de governo representava o que há de mais genuíno no horizonte petista? Sem uma profunda reforma política, não haverá uma reforma tributária e, sem esta, o Brasil continuará a ser um país injusto apesar de todas as políticas de inclusão.


A participação popular. 

Dado o bloqueio institucional que se avizinha, os movimentos sociais terão provavelmente de voltar à rua e fazer pressão política para que o governo Dilma se sinta apoiado nas reformas que pretende realizar. Será este o terceiro turno da Presidente Dilma. Mas para ele ser levado a cabo com êxito, são necessárias duas aprendizagens recíprocas, ambas cruciais. Os movimentos populares têm de aprender a não se deixarem manipular pela “grande mídia”, interessada em radicalizar as suas demandas desde que estas se circunscrevam ao governo e não incluam o sistema econômico e financeiro, este último, um dos mais predadores do mundo em sociedades democráticas. E têm igualmente de aprender a detectar e denunciar agitadores profissionais infiltrados no seu meio, uma realidade com que certamente há que contar dado o contexto internacional que referi acima. Por sua vez, a Presidente Dilma tem de aprender a falar com quem não fala a linguagem tecnocrática. Tem de superar a chocante distância que manteve em relação aos movimentos sociais no seu primeiro mandato. Tem de saber lidar com o fato de que a participação popular vai oscilar entre duas formas, a participação institucional e a participação extra-institucional (nas ruas e praças) e tem de ter a lucidez de saber que a segunda forma será tanto mais forte quanto mais fraca e partidarizada for a primeira.


Justiça e terras indígenas e quilombolas. 

O sistema judicial tem uma missão democrática a cumprir em que não cabe ao governo interferir. Mas o governo pode criar condições que facilitem ou, pelo contrário, obstaculizem essa missão. A Presidente granjeou a credibilidade necessária para assumir a sua cota parte de responsabilidade na luta contra a corrupção. Mas têm também de assumir a defesa da lei quando esta favorece setores historicamente marginalizados e excluídos, como sejam os povos indígenas, afrodescendentes e os camponeses, em geral. Manter  o atual Ministro da Justiça será um ato de frontal hostilidade aos povos indígenas cujas terras dependem de assinaturas que o Ministro tem postergado ostensivamente.


Uma política da mídia. 

A direita nunca é grata aos governos que não saem da sua base socio-econômica, por mais favores que lhe façam. Ao contrário de outros governos progressistas do continente, o governo popular brasileiro não quis lutar por uma nova normativa de comunicação social que impedisse a “grande mídia” de ser o grande eleitor da direita. Se o governo esperava que essa atitude benevolente fosse interpretada como um ramo de oliveira estendido a eles para auspiciar uma convivência civilizada, estava redondamente enganado como bem mostrou a campanha eleitoral. O caso do Rio Grande do Sul é talvez um dos mais agudos deste estado de coisas que transforma a mídia corporativa nos grandes eleitores da direita. Há, pois, que avançar com tanta determinação quanto moderação nesse domínio. O apoio aos meios comunitários e alternativos será um bom começo.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

POR QUE A REDE GLOBO - VEJA E STJ E OS TUCANOS ESCONDEM O PASSADO DE PAULO ROBERTO COSTA?

Enviado por "Gustavo Santos [tribuna_da_internet]"

CAROS CORRESPONDENTES,
Felizmente essa operação lava jato leva os corruptos para a punição merecida, e desde a era Lula e a era Dilma a PF tem aval e carta-branca para investigar os crimes contra a economia publica e a sujeira que foi jogada para baixo do tapete. Muitas operações feitas pela PF no governo FHC não resultaram em nada, somente a perseguição de Gilmar Mendes e FHC a policiais e a exoneração do delegado Protógenes (ocorrida em 2002) que investigou os malfeitos dos tucanos nas estatais, nas privatarias, nos programas de ajuda aos bancos e nas maracutaias da ENRON e de Bahia Blanca  Todos os colaboradores dos tucanos, incluindo muitos presidentes , chefetes da ANP (genro de FHC), e outros oportunistas que venderam a alma ao diabo para ajudar FHC a desmontar a empresa Petrobras e entrega-la ao capital estrangeiro (os "colaboradores" sr PRC, Rennó, Francisco Gross, Renato Duque, Pedro Barusco, Zelada, Kardec Pinto, Cerveró, Alfeu Valença,  foram nomeados e promovidos meteoricamente na era FHC e ganharam rios de dinheiro no esquema tucano Banestado como "colaboradores obedientes" junto com os "deputados tucanos e demos obedientes" as reformas e privatarias). Todos esses personagens ajudaram FHC a massacrar os petroleiros, e nos desmontes feitos na Petrobras que resultou em inúmeros acidentes, centenas de mortes, afundamento de uma plataforma p-36, entrega de 40% das ações da Petrobras ao capital privado em março de 1999 na Bolso de NY. Adivinhem quem comprou um bilionário lote com 35% de todas as ações preferenciais da Petrobras na Bolsa de NY????Foi exatamente o sr George Soros. A MESMA COISA ELES FIZERAM COM A Cemig e Furnas lá em Minas Gerais, ao ponto de ter que colocar lá o pai de Aécio (sr Aécio Ferreira Cunha) no Conselho da estatal Cemig para ajudar nos saques do caixa 2 da empresa entre 1995 e 2008 para fazerem desvio de verbas para "remunerar os deputados obedientes a FHC" nas privatarias. Esse dinheiro foi lavado pelo esquema Banestado pelas contas CC-5 e contas tucano (1995 a 2002) . Lá em Minas a morte da laranja que transportava as malas de dinheiro do caixa da Cemig para Brasilia , sra Cristiane Aparecida Ferreira foi uma "queima de arquivo" nos apagar das luzes do primeiro governo tucano em MG.
ANEXO ALGUNS RELATOS DE JORNAIS DAQUELA ERA QUE FHC COM AJUDA DE CONSULTORIAS EXTERNAS COMO A DO BANCO DE BOSTON, OS SEUS COLABORADORES PROMOVERAM PERSEGUIÇÕES A PETROLEIROS, EXTINÇÃO DE DEPARTAMENTOS, VENDA DE 40% DAS AÇÕES PREFERENCIAIS DA PETROBRAS NA BOLSA DE NY (A GEORGE SOROS)  E UM FEROZ DESMONTE DE SETORES E ÁREAS ESSENCIAIS DA PETROBRAS COMO SEGURANÇA E MANUTENÇÃO, IMPLEMENTARAM UM FORTE PROGRAMA DE "TERCEIRIZAÇÃO" .
TODAS ESSAS MEDIDAS TRAUMÁTICAS COMO A OCUPAÇÃO DE TROPAS ARMADAS NAS REFINARIAS E PLATAFORMAS, ALÉM DE FORTE PRESSÃO PSICOLÓGICA SOBRE OS TRABALHADORES  ( SR COSTA FOI UM INIMIGO DOS TRABALHADORES) RESULTOU EM INÚMEROS ACIDENTES E CENTENAS DE MORTES DE PETROLEIROS NA ERA FHC.
VEJAM ALGUNS RECORTES DE JORNAIS DAQUELA ÉPOCA
...

NA PLATAFORMA EU ERA UM DOS OCUPANTES E VITIMAS E FELIZMENTE EU CONSEGUIMOS SAIR  COM VIDA, FICO TRISTE AO VER O RESPONSÁVEL POR ESSE ACIDENTE (SR FHC E O GENRO DAVID ZILBERSZTAJN)  FALANDO CINICAMENTE EM VERGONHA, VERGONHA DEVERIA TER ELE DE TER FEITO TODOS ESSES MALFEITOS E SACRIFICADO VIDAS DE PATRIOTAS QUE SE SACRIFICARAM PELO PAÍS E DERAM AS SUAS PRÓPRIAS VIDAS.

LEIAM ALGUNS RELATOS DE ACIDENTES CATASTRÓFICOS NA ERA FHC, E TIREM AS SUAS CONCLUSÕES.
BOA NOITE 
PENSEM NISTO. UM ABRAÇO

ARAUJO


PREZADA LUCIA E DEMAIS OS CORRESPONDENTES,
REPASSO ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O SITE FALSO DE COSTA ELABORADO POR POLÍTICOS PARA FINS ELEITOREIROS EM JULHO DE 2014, ESCONDENDO O PASSADO DE COSTA NA ERA TUCANA E ASSOCIANDO O GAJO FEROZ INIMIGO DOS PETROLEIROS E RESPONSÁVEL POR MALFEITOS NA ERA FHC E PELA MORTE DE CENTENAS DE PETROLEIROS NOS DESMONTE A MANUTENÇÃO NA PETROBRAS SEGUINDO ORDENS EXPRESSAS DO SEU CRIADOR (FHC E O GENRO DAVID ZILBERSZTAJN, EX-CHEFE DA ANP)
EM PLENA CAMPANHA PRESIDENCIAL, UM SELETO GRUPO DE POLÍTICOS E JORNALISTAS DA MÍDIA BRASILEIRA CRIARAM NA WIKIPEDIA UM  "SITE FANTASIOSO DE PAULO ROBERTO COSTA", PRESO NA OPERAÇÃO LAVA-JATO EM ABRIL DE 2014,  PARA LIGA-LO APENAS AO PERÍODO DOS GOVERNOS PETISTAS, OCULTANDO A NEFASTA PASSAGEM DELE NA ERA TUCANA, POIS FIO UM FEROZ COLABORADOR DE FHC NO MASSACRE AOS PETROLEIROS NA GREVE DE 1995 E AINDA FOI NOMEADO DUAS VEZES POR FHC PARA EXERCER ALTOS CARGOS NA EMPRESA, ASSUMINDO A SUPERINTENDÊNCIA DA BACIA DE CAMPOS EM MACAÉ ENTRE 01/01/1995 E 05?08/1996 E DEPOIS COMO PREMIO POR TER MASSACRADOS E CHICOTEADO OS PETROLEIROS NA BACIA DE CAMPOS ELE FOI NOMEADO DIRETOR DA NOVA ÁREA DE GÁS DA PETROBRAS EM 6 DE AGOSTO DE 1996 FICANDO NESSE CARGO ATÉ O FINAL DO  GOVERNO TUCANO.
DEPOIS EM 2004, LULA JÁ CONHECENDO A FIGURA SINISTRA DE PRC, LOGO TRATOU DE DESTITUI-LO DA GERENCIA DO GÁS E PASSA-LO PARA A ÁREA DE REFINO QUE MOVIMENTA MENORES INVESTIMENTOS (COSTA DESDE 2004 ESTAVA SOB INVESTIGAÇÃO NO TCU POR CAUSA DA ENRON E DA TROCA DA REFINARIA REFAP PELA REFINARIA SUCATA DE BAHIA BLANCA NA ARGENTINA, GEROU PREJUÍZOS DE 3 BILHÕES DE DÓLARES PARA A BR).
PRC ERA O MAIS FORTE ALIADO DE FHC E SE ENVOLVEU COM OS TUCANOS EM DOIS CASOS MUITO POLÊMICOS (REFAP E A ENRON) POR CONTA DO ESCÂNDALO DA EMPRESA ENRON (EMPURRADA POR FHC PARA A BR), ESSA EMPRESA FALIU NO MUNDO TODO EM 15 PAÍSES DEIXANDO UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO. NO BRASIL A PARECERIA DA ENRON COM A PETROBRAS GEROU PREJUÍZOS DE 10 BILHÕES DE DÓLARES E DEPOIS ESSES "ELEITOREIROS MANIPULADOS PELO CURRAL ELEITORAL DOS TUCANOS"   FICAM POR AÍ DIZENDO BESTEIRAS SOBRE A REFINARIA DE PASADENA QUE GERA LUCROS ANUAIS DE 100 MILHÕES DE DÓLARES ALÉM DE SER ESTRATEGICAMENTE POSICIONADA NO TEXAS NO CORAÇÃO DO PETRÓLEO AMERICANO, LIGADA A UMA MALHA DE DUTOS DE MAIS DE 60 MIL KM COM A MAIORIA DOS ESTADOS AMERICANOS CONSUMIDORES.

O MAIS INTERESSANTE NESSE SITE É QUE APRESENTA INFORMAÇÕES FALSAS E INVERÍDICAS SOBRE A PASSAGEM DE COSTA PELA BR, OCULTANDO AS DUAS NOMEAÇÕES DE FHC, INSINUANDO QUE PRC TERIA INGRESSADO NA PETROBRAS COMO DIRETOR DO ABASTECIMENTO EM 2004. ISSO É UMA GRANDE MENTIRA E TINHA OBJETIVOS ELEITOREIROS PARA OBTER DIVIDENDOS POLÍTICOS E VOTOS PARA OS TUCANOS,
O "HOMEM-BOMBA"  SR PRC TEM OS SEGUINTE PERFIL QUE PODE SER COMPROVADO NO SITE DO RH DA PETROBRAS OU NOS ARQUIVOS DISPONÍVEIS NA INTERNET:
1- ELE INGRESSOU NA PETROBRAS EM 1977, POR CONCURSO, E NÃO EM 2004 NA ERA LULA COMO MOSTRA O FALSO PERFIL NO WIKIPEDIA;
2- COSTA FOI DEMITIDO DA DIRETORIA DA PETROBRAS NO DIA 30 DE ABRIL DE 2012 POR IMPROBIDADE , PELOS MALFEITOS NO CASO ENRON E NO CASO DE BAHIA BLANCA (ENTREGA DA REFAP TROCADA PELA MINUSLULA E OBSOLETA REFINARIA ARGENTINA GERANDO PREJUÍZO DE 3 BILHÕES PARA A PETROBRAS) . COSTA E O PARTIDO PP FICARAM MUITO FURIOSOS COM  DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA, ELE FOI INVESTIGADO PELO TCU NA ERA LULA E FICOU AFASTADO POR TRÊS ANOS DA DIRETORIA DO REFINO, E NO LUGAR DE COSTA FICOU O GERENTE EXECUTIVO SR ALAN KARDEC PINTO, QUE SE APOSENTOU EM 2010 TAMBÉM NA ÉPOCA DA DEMISSÃO DE COSTA
2- COSTA TEVE UMA CARREIRA COMUM NA ESTATAL: NÃO FOI BOM NA ÁREA TÉCNICA, MAS SE DESPONTOU EM CARGOS NA ERA DE FHC, POR TER SE ALINHADO AO GOVERNO TUCANO VISANDO DIVIDENDOS NA ASCENSÃO GERENCIAL
3- COSTA FOI NOMEADO EM JANEIRO DE 1995 COMO "SUPERINTENDENTE GERAL DA BACIA DE CAMPOS"  E NA GREVE DE MAIO DE 1995 ELE MASSACROU OS PETROLEIROS E DESENTENDEU-SE COM O GERENTE DO RH DA PETROBRAS SR CLOTARIO FRANCISCO, E NUMA DISCUSSÃO ACIRRADA COM O DEDO EM RISTE COSTA AMEAÇOU O GERENTE DE RECURSOS HUMANOS E ALEGOU QUE IRIA PEDIR A FHC COLOCAR TROPAS NAS PLATAFORMAS PETROLÍFERAS A SEMELHANÇA QUE RENNO FEZ NAS REFINARIAS, QUE FORAM OCUPADAS POR 10 MIL SOLDADOS DO EXERCITO, CLOTARIO TEMIA UM CONFRONTO DIRETO DOS PETROLEIROS E DOS SINDICATO COMAS TROPAS E ENFARTOU NA REUNIÃO REALIZADA NA SEDE DA PETROBRAS, EM 31 DE MAIO DE 1995. ELE FOI ENTERRADO NO DIA SEGUINTE NO DIA 10 DE JUNHO EM BH, CEMITÉRIO PARQUE DA COLINA, E O SR FHC TEVE A CORAGEM DE MANDAR O REPRESENTANTE, O SR PRC APARECEU LÁ E FOI RETIRADO DO CEMITÉRIO AOS BRADOS DOS FAMILIARES DA VITIMA.
4- COMO PREMIO PELA PARTICIPAÇÃO FEROZ DE COSTA CONTRA OS PETROLEIROS, O SR FHC NOMEOU COSTA PARA SER DIRETOR DA NOVA ÁREA DE GÁS NO DIA 06/08/1996. CONFIRAM ISSO NO DOU- DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, E NOS ARQUIVOS DA PETROBRAS OU NO JORNAL A GAZETA MERCANTIL QUE PUBLICOU NESSE DIA UMA MATÉRIA SOBRE O SR PAULO ROBERTO COSTA MOSTRANDO QUE ELE É UM FORTE ALIADO DE FHC E FOI O RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DO GASODUTO GASBOL JUNTO COMA PRE-FALIDA ENRON. NESSA ÉPOCA A ENRON RESPONDIA A INÚMEROS PROCESSOS NA SUPREMA CORTE AMERICANA, E MESMO ASSIM ELA FOI EMPURRADA POR FHC PARA A PETROBRAS;

3- COSTA FOI CONTRATADO POR CONCURSO EM 1977, FOI GERENTE DE MANUTENÇÃO NA BACIA DE CAMPOS, FOI NOMEADO POR FHC PARA A SUPERINTENDÊNCIA DA BACIA DE CAMPOS EM JANEIRO DE 1995, COMANDOU O MASSACRE DA GREVE DE 1995, FOI NOMEADO POR FHC PARA ASSUMIR A DIRETORIA DA ÁREA DE GÁS (GASPETRO) E FOI DESTITUÍDO POR LULA EM JANEIRO DE 2004 PASSANDO PARA UMA DIRETORIA MENOR QUE FOI A DO ABASTECIMENTO POIS ELE ESTAVA SENDO ALVO DE INVESTIGAÇÕES DO TCU JÁ EM 2004 SOBRE O ESCÂNDALO DA ENTREGA DA REFINARIA DA PETROBRAS EM CANOAS (RS) ALBERTO PASQUALINE QUE VALE TRÊS BILHÕES DE DÓLARES FOI TROCADA PELA SUCATA DA REFINARIA DE BAHIA BLANCA NA ARGENTINA. E AINDA ESTAVA SENDO INVESTIGADO POR SER UM DOS 30 COLABORADORES DOS TUCANOS NO ESQUEMA BANESTADO JUNTO COM O DOLEIRO ALBERTO YOUSSEF QUE OPEROU O ESQUEMA BANESTADO E LAVOU 30 BILHÕES DAS CONTAS TUCANO E CONTAS CC-5, ESSE DINHEIRO SUJO FOI ORIUNDO DAS PROPINAS DAS PRIVATIZAÇÕES  E DAS ENTREGAS DA REFAP E DO CASO ENRON, TUDO FOI INVESTIGADO PELA PF PELO EX-DELEGADO PROTOGENES QUE PRENDEU O DOLEIRO DUAS VEZES (1997 NO CASO ENRON E EM E 2002 PELO ESQUEMA CC-5 E BANESTADO)
4-PARA SE ESQUIVAR DAS INVESTIGAÇÕES QUE INICIARAM NO TCU (SOBRE A REFINARIA REFAP E DA REFINARIA BAHIA BLANCA E A ENRON)  NA ERA LULA COSTA PEDIU APADRINHAMENTO DO PP PARA CONTINUAR NA DIRETORIA DA PETROBRAS MAS VENDO QUE PODERIA SER IMPLICADO COM OS TUCANOS NOS ESQUEMAS ENRON, REFAP E BAHIA BLANCA E BANESTADO) ELE PREFERIU "PEDIR LICENÇA NÃO REMUNERADA POR TRÊS ANOS" (NESSE PERÍODO FORA DA PETROBRAS ELE CRIOU A "GLOBAL COSTA)  ELE FICOU AFASTADO SEM REMUNERAÇÃO ENTRE 2006 E 2009. E NESSE PERÍODO O PRESIDENTE DA PETROBRAS JÁ NA GESTÃO DE SERGIO GABRIELLE RESOLVEU NOMEAR "INTERINAMENTE" PARA A DIRETORIA DO ABASTECIMENTO, O SR ALAN KARDEC PINTO, QUE FICOU LÁ INTERINAMENTE NA DIRETORIA DO ABASTECIMENTO ATÉ FINAL DE 2009 E EM 2010 O SR ALAN KARDEC SE APOSENTOU (ELE IRIA SER NOMEADO DIRETOR APÓS A DEMISSÃO DE COSTA QUE JÁ ERA IMINENTE). EM JANEIRO DE 2010 O TCU ENVIOU O PROCESSO INVESTIGATIVO DE COSTA NA ERA TUCANA E EM 30 DE ABRIL ELE FOI DESTITUÍDO DO CARGO, GERANDO FORTES ATRITOS COM O GOVERNO E A PRESIDENTE DILMA.
DILMA CONHECIA MUITO BEM O NEFASTO PASSADO DE COSTA COMO COLABORADOR FEROZ DOS TUCANOS NO CASO ENRON E DAS REFINARIAS REFAP E BAHIA BLANCA COM O AVAL E CONIVÊNCIA DE PAULO ROBERTO COSTA, PORTANTO A SRA GRAÇA FOSTER, A SUCESSORA DELE NA DIRETORIA DO GÁS E ENERGIA, ELA CONHECIA MUITO BEM OS MALFEITOS DE COSTA E DOS TUCANOS CONTRA A PETROBRAS, E A PARTIR DAÍ FORAM QUASE DEZOITO MESES DE CONFLITOS DISCUSSÕES ACIRRADAS E MUITAS BRIGAS COM O SR COSTA ATÉ QUE OS LAÇOS DO GOVERNO COMO PP (QUE APADRINHAVA COSTA) SE ROMPERAM E O TCU ENVIOU UM NOVO E MAIS BOMBÁSTICO RELATÓRIO SOBRE COSTA NA ERA FHC, COM MENÇÃO AOS PREJUÍZOS BILIONÁRIOS NO CASO DA REFAP , DE BAHIA BLANCA E DA FALÊNCIA DA ENRON  QUE SUPEROU 10 BILHÕES DE DÓLARES. COSTA  FOI ENTÃO DEMITIDO POR JUSTA CAUSA EM 30 DE ABRIL DE 2012.
A DEMISSÃO DO EX-DIRETOR COSTA FOI O ÚNICO CASO DE DEMISSÃO DE UM DIRETOR NA HISTÓRIA DA PETROBRAS, E ANDA POR CIMA A DEMISSÃO FOI ASSINADA POR DILMA E GRAÇA FOSTER EM 30 DE ABRIL DE 2012  (VIDE DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO "DEMISSÃO DE COSTA PARA O BEM DO SERVIÇO PÚBLICO") , COSTA E OS POLÍTICOS DO PP FICARAM FURIOSOS E ELE FOI RECEBIDO DE BRAÇOS ABERTOS PELOS SEUS CRIADORES OS TUCANOS, ELE PASSOU A SER UMA AGENTE LOBISTA CONTRA O GOVERNO, CRIOU A CONSULTORIA GLOBAL COSTA NA ILHAS CAYMA NOME DE UMA EMPRESA FANTASMA E A PARTIR DE JUNHO DE 2012 (DOIS MESES DEPOIS DA DEMISSÃO)  PASSOU A FAZER SERVIÇOS SUJOS DE LOBBIES JUNTO A CONSTRUTORAS TENDO COMO APOIO O SR DUQUE QUE AINDA ESTAVA NA DIRETORIA DE SERVIÇOS.

PORTANTO O SITE DE PAULO COSTA NO WIKIPEDIA É UM SITE FALSO, ENGANOSOS E TENDENCIOSOS E TINHA OBJETIVOS ELEITOREIROS DE DESGASTAR O GOVERNO DILMA E O PT. 
UM FUNCIONÁRIO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA PETROBRAS, LOTADO NO RIO DE JANEIRO, QUE TINHA ACESSO AOS DADOS FUNCIONAIS DE EX-EMPREGADOS, TENTOU DESMASCARAR O SITE FALSO DO WIKIPEDIA E ANEXOU L Á   NO DIA 10 DE AGOSTO TODO O VERDADEIRO PERFIL E VIDA REGRESSA DE COSTA QUANDO TRABALHOU NA PETROBRAS, DESDE A ADMISSÃO EM 1977 ATE A SUA DEMISSÃO POR GRAÇA E DILMA NO DIA 30 DE ABRIL DE 2012,  ESSAS VERDADEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE COSTA FICARAM NO AR POR ALGUMAS HORAS E ALGUM POLITICO TUCANO VIU ESSAS ALTERAÇÕES E LOGO DENUNCIOU O "FUNCIONÁRIO REVOLTADO" E PEDIRAM A GRAÇA PARA PUNIR O EMPREGADO E FOI O QUE ACONTECEU, PORTANTO NENHUM FUNCIONÁRIO DA PETROBRAS OU EX-FUNCIONÁRIO DA EMPRESA ESTÁ AUTORIZADO A CORRIGIR O FALSO PERFIL DE PAULO ROBERTO COSTA. PASMEN ESSAS INFORMAÇÕES INVERIDICAS ESCONDENDO O PASSADO DE COSTA ESTÃO LÁ ATÉ E HOJE, ATÉ QUE UM BRASILEIRO CORAJOSOS QUE NÃO TENHA NENHUM VINCULO COMO A PETROBRAS POSSA ALTERAR E CORRIGIR O QUE ESTÁ ESCRITO LÁ NESSE FALSO PERFIL, AFINAL O SITE WIKIPEDIA É´PÚBLICO OU NÃO É??????

UM ABRAÇO

BENTO ARAUJO

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

FOLHA DE SÃO PAULO: FHC DIZ TER VERGONHA?

Enviado por Gustavo Santos [tribuna_da_internet]

NÓS É QUE TEMOS VERGONHA DE FHC SER BRASILEIRO POR ELE TER FEITO MÁ GESTÃO NA PETROBRAS,  FOI RESPONSÁVEL POR CENTENAS DE MORTES E ACIDENTES NA PETROBRAS (VEJAM OS RELATOS DE JORNAIS DAQUELA ÉPOCA ANEXADOS NA MENSAGEM!). NA ERA FHC 502 PETROLEIROS PERDERAM A VIDA EM ACIDENTES E EXPLOSÕES CAUSADAS PELO DESMONTE DAS ÁREAS DE SEGURANÇA E MANUTENÇÃO DAS UNIDADES PETROLÍFEROS NO BRASIL (VEJAM ALGUNS CASOS NOS RELATÓRIOS DE JORNAIS DAQUELA ÉPOCA NA ERA FHC)
O GOLPE ELEITOREIRO DE JUNHO DE 1994 COLOCOU FHC NO MINISTÉRIO DA FAZENDA
A REDE GLOBO ARTICULOU UM FANTÁSTICO GOLPE ELEITOREIRO PARA DERRUBAR O MINISTRO RUBENS RICUPERO, AUTOR DO PLANO REAL, ACONTECEU NOS BASTIDORES DA REDE GLOBO, QUANDO RICUPERO (AUTOR DO PLANO CRUZEIRO REAL) TEVE QUE RESPONDER A PERGUNTAS CAPCIOSAS DO REPÓRTER DA REDE GLOBO. O RESULTADO VEIO IMEDIATO, O RICUPERO CAIU POIS O SR ROBERTO MARINHO EXIGIU QUE O PRESIDENTE ITAMAR DEMITISSE RICUPERO E COLOCASSE NO CONTROLE DA FAZENDA O SOCIÓLOGO "NEO-LIBERAL"  E ENTREGUISTA FHC!! PARA NÃO SOFRER UMA GOLPE MILITAR OU UMA RETALIAÇÃO NO CONGRESSO (ITAMAR ERA DO PMDB UM PARTIDO QUE DEU ORIGEM AOS TUCANOS EM 1986) ELE DEMITIU O AUTOR DO PLANO REAL, RUBENS RICUPERO. FHC PORTANTO FOI ELEITO POR ESSE GOLPE CONTRA RICUPERO TRAMADO NA REDE GLOBO.
A LEI DE FHC INICIOU O PROCESSO DE AGIOTAGEM DIVIDA INTERNA: BILHÕES DE DÓLARES FORAM TRANSFERIDOS DO TESOURO NACIONAL PARA AGIOTAS (O BRASIL PAGA PARA AGIOTAS INTERNACIONAIS DESDE 1996 JUROS EXTORSIVOS DE 15% AO ANO)  
AINDA FHC ENTREGOU CENTENAS DE BILHÕES DE DÓLARES DO PATRIMÔNIO PÚBLICO AOS ESPECULADORES ESTRANGEIROS!!! MUITOS GENERAIS, MILITARES DA FAB E BRASILEIROS NACIONALISTAS ALERTARAM DESDE 1995 SOBRE OS ENTREGUISMO "LESA-PÁTRIA" DE FHC (BARBOSA LIMA SOBRINHO, BATISTA VIDAL, ALOYSIO BIONDI, DELEGADO PROTÓGENES QUE FOI PUNIDO POR FHC PELAS INVESTIGAÇÕES DO BANESTADO, E MUITOS OUTROS SE INDIGNARAM COM ESSE CÍNICO CARA PÁLIDA QUE ENTREGOU DINHEIRO PÚBLICO AOS AGIOTAS COM UMA LEI QUE ELE CRIOU PARA  A AGIOTAGEM DA DIVIDA INTERNA).
PARA AGRADAR OS EUA, CONSENSO DE WASHINGTON, BILL CLINTON E FICAR BEM NA FOTO COM O FMI E OS "ESPECULADORES-INVESTIDORES"  ELE "RIFOU" CINICAMENTE AS ESTATAIS LUCRATIVAS DE MINERAÇÃO, ENERGIA ELÉTRICA E PETRÓLEO AOS GRINGOS.
ELE FINGE MUITO BEM OU DEVE ESTAR COM ALZEIMER, ESQUECEU-SE QUE ELE PRÓPRIO É RESPONSÁVEL POR MUITOS PREJUÍZOS FEITOS POR ELE NA PETROBRAS:
1- A FARRA DA VENDA DAS AÇÕES DA PETROBRAS NA BOLSA DE NY: MARÇO A DEZEMBRO DE 1996 OCORREU A "PRIVATIZAÇÃO BRANCA DA PETROBRAS"
FHC E PEDRO MALAN E O GENRO DAVID ZILBERSZTAJN,  ENTREGARAM  UM FABULOSO LOTE DE  40% DAS AÇÕES DA PETROBRAS AO CAPITAL PRIVADO EM MARÇO DE 1999, SENDO 35% VENDIDAS A PREÇO IRRISÓRIO (1 BILHÃO DE DÓLARES, DESCONTO DE 95%) ERA AS AÇÕES DE MAIOR VALOR DA BR (PREFERENCIAS), QUASE METADE DO PATRIMÔNIO DA BR VALIAM 40 BILHÕES NESSA DATA,  ENTREGUE GENEROSAMENTE AO PATRÃO DE ARMÍNIO FRAGA, O MEGAESPECULADOR GEORGE SOROS.
O BRASIL PERDEU 40 BILHÕES DE REAIS NESSA DOAÇÃO DE AÇÕES PREFERENCIAS DA PETROBRAS EM 1999 A GEORGE SOROS,  TUDO FOI ABAFADO NA ERA FHC. GILMAR MENDES (E MUITOS OUTROS JUÍZES DO STJ QUE FORAM COLOCADOS LÁ FOI COLOCADOS LÁ PARA FAZER A BLINDAGEM E UMA VERDADEIRA "REDE DE PROTEÇÃO"  PARA AJUDAR NESSE DESMONTE E ABAFAR OS CRIMES CONTRA A ECONOMIA NAS PRIVATARIAS. UMA LEI FOI FEITA POR FHC NO APAGAR DAS LUZES PROIBINDO INVESTIGAÇÕES NAS PRIVATARIAS FEITAS ENTRE 1995 E 2002, TORNAM SIGILOSOS POR 30 ANOS TODOS ESSES PROCESSOS E DOCUMENTOS DAS PRIVATIZAÇÃO!!!!!PARA TER GOVERNABILIDADE LULA ACEITOU NÃO TOCAR NO ASSUNTO, MAS A OPERAÇÃO LAVA JATO, IRÁ PASSAR LIMPO ESSA TRISTE E NEFASTA HISTÓRIA.
O "HOMEM-BOMBA" SR PAULO ROBERTO COSTA FOI NOMEADO POR FHC DUAS VEZES, A PRIMEIRA EM 15/01/1995 NO DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO (DEPRO) E DEPOIS EM 06/08/1996 NA DIRETORIA DO GÁS (GASPETRO), PORTANTO ELE MASSACROU OS PETROLEIROS NA GREVE DE 1995 (FEZ FORTUNA COMO COLABORADOR NAS CONTAS CC-5 E CONTAS TUCANO PELO BANESTADO) É UM ANTIGO ALIADO DE FHC NO DESMONTE DA ESTATAL E FIOU MUITO FURIOSOS POR TER SIDO DEMITIDO POR DILMA EM 30/04/2012  (ESTRANHAMENTE COSTA, APESAR DE TER OBTIDO NOVOS PADRINHOS NO PP, ELE SE AFASTOU POR TRÊS ANOS DA DIRETORIA DO REFINO NA ERA DE LULA, NO SEU LUGAR FICOU INTERINAMENTE O SR ALAN KARDEC PINTO, AO RETORNAR AO CARGO A SURPRESA:  DILMA RECEBEU O PROCESSO DE COSTA PELO TCU E O DEMITIU POR JUSTA CAUSA), AGORA O SR PRC ATACA SOMENTE A ERA PT E ESCONDE OS MALFEITOS QUE ELE FEZ NA ERA FHC)
OS MALFEITOS DE FHC NA PETROBRAS NÃO PARARAM POR AÍ:
2- O DESASTRE DA PLATAFORMA P-36 FHC E O GENRO FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA MÁ GESTÃO. JUIZ QUE INVESTIGOU A P-36 DETERMINOU A EXONERAÇÃO DO GENRO DE FHC!!
OS MALFEITOS DE FHC E O SEU GENRO, O SINISTRO SR  DAVID ZILBERSZTAJN (ELE FOI CHEFE DA ANEEL E GEROU OS APAGÕES E DEPOIS FOI NOMEADO POR FHC PARA A ANP E FEZ MUITOS ESTRAGOS).
ELES  ENTREGARAM A OBRA DA MAIOR PLATAFORMA DA PETROBRAS (P-36) EM 1997 AO MAFIOSO SR GERMAN EFRAMOVITCH, UM SINISTRO EMPRESARIO ATRAVÉS DE UM FAMIGERADO CONTRATO TURN-KEY, COM UM VERGONHOSO "CAUÇÃO CONTRATUAL EM NOME DE TESTAS DE FERRO EM BANCOS DAS ILHAS CAYMA" QUE RESULTOU NUM DESASTRE TOTAL, CENTENAS DE NÃO CONFORMIDADES E ENORMES RISCOS E PERIGOS NA PLATAFORMA, GEROU LUCROS EXTORSIVOS AO GRUPO MARITIMA DO SR EFRAMOVITCH E CONTAS SECRETAS A POLÍTICOS TUCANOS E AO GENRO DAVID ZILBERSZTAJN NOS PARAÍSOS FISCAIS.
A PLATAFORMA P-36 EXPLODIU NA BACIA DE CAMPOS NO DIA 15/03/2001 E AFUNDOU MATANDO 11 PETROLEIROS E PREJUÍZOS DE CINCO BILHÕES DE DÓLARES (2 BILHÕES NA PLATAFORMA P-36 E MAIS 3 BILHÕES EM PERDAS DE PRODUÇÃO). COM OS LUCROS EXTORSIVOS DA P-36 O SR EFRAMOVITCH CRIOU A EMPRESA OCEANAIR E COMPROU A AVIANCA;
A PETROBRAS MAIS UMA VEZ PERDEU MAIS 5 BILHÕES  E TUDO FOI ABAFADO NA ERA FHC.
3- O ESCÂNDALO DA ENTREGA DA REFAP - O CASO DA COMPRA DA SUCATA DE BAHIA BLANCA
SETE MESES DEPOIS DO AFUNDAMENTO DA P-36, O SR FHC E O GENRO DAVID ZILBERSZTAJN ENTREGARAM EM DEZEMBRO DE 2001 A MODERNA E EFICIENTE REFINARIA BRASILEIRA REFAP (CANOAS-RS) AOS DONOS DA PETROLÍFERA ESPANHOLA REPSOL EM TROCA DE UMA MINUSCULA REFINARIA NA ARGENTINA, NA CIDADE DE BAHIA BLANCA, NEGOCIATA FEITA NUM CASSINO DE BUENOS AIRES, (DONO DESSE CASSINO ERA O DONO DESSA SUCATA DE REFINARIA GERANDO O ESCÂNDALO "BAHIA BLANCA" COM  PREJUÍZOS DE 3 BILHÕES DE DÓLARES PARA A PETROBRAS. ESSA SUCATA DE REFINARIA SÓ DEU PREJUÍZOS A PETROBRAS, UM GRAVE ACIDENTE DE EXPLOSÃO EM 2012, E ESTÁ PARALISADA POR LEI AMBIENTAL, E AINDA ESTÁ NO "PROGRAMA DE DESINVESTIMENTOS"  DA BR DESDE 2012),
A PETROBRAS PERDEU NA NEGOCIATA "REFAP-BAHIA BLANCA" TRÊS BILHÕES E TUDO FOI ABAFADO NA ERA FHC.
4- O MASSACRE DA GREVE DE 1995: MUITAS MORTES, EXPLOSÕES, ACIDENTES E PREJUÍZOS DE 8 BILHÕES COM PERDAS DE PRODUÇÃO E ALUGUEL DE NAVIO PARA ESCONDER O GÁS
NA GREVE SANGRENTA DA PETROBRAS EM 1995 FHC SEGUIU A RISCA ORIENTAÇÕES DO BANCO DE BOSTON (PRELIMINARY IDEAS FOR PRIVATIZATION MASTER PLANA IN BRAZIL OF PETROBRAS GROUP) O DOCUMENTO SECRETO DO BANK OF BOSTON, VAZOU NO JORNAL RELATÓRIO RESERVADO- RR,   FOI ENCOMENDADO POR GEORGE SOROS E ORIENTAVA OS GOVERNOS COLLOR E  FHC A PROMOVER  AÇÕES PARA DESGASTE DA IMAGEM DA BR: TAIS COMO  "PROVOCAR SINDICATOS E FOMENTAR GREVES PARA DESGASTE DAS ESTATAIS NOS MOMENTOS CRUCIAIS DA VOTAÇÃO DAS EMENDAS DAS QUEBRA DE CONTROLE ESTATAL E AS PRIVATIZAÇÕES"
PARA MASSACRAR OS PETROLEIROS FHC NOMEOU UM FEROZ ALIADO DENTRO DA PETROBRAS. SR PAULO ROBERTO COSTA O HOMEM BOMBA) QUE CHICOTEOU OS PETROLEIROS NESSA SANGRENTA E TRAUMÁTICA GREVE DE 1995 E COMO PREMIO FHC NOMEOU COSTA COMO "DIRETOR DA ÁREA DE GÁS"  A GASPETRO, CRIADA TEMPORARIAMENTE PARA GERIR A OBRA DO MEGA-GASODUTO GASBOL. ESSA NOMEAÇÃO DE PAULO COSTA FEITA POR FHC, FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DO DIA 6 DE AGOSTO DE 1996 E FOI PUBLICADA NO JORNAL "GAZETA MERCANTIL" NA MESMA DATA, CONFIRAM NA INTERNET!! PORTANTO PAULO ROBERTO COSTA OCUPOU CARGOS IMPORTANTES NA PETROBRAS  POR INDICAÇÃO DOS TUCANOS E DESDE 1995 ELE É UM FEROZ ALIADO DOS TUCANOS NOS MALFEITOS DE FHC NA PETROBRAS.
COMO OCORREU O MASSACRE EM MAIO DE 1995 (NA MESMA ÉPOCA QUE ESTAVA SENDO VOTADA NO CONGRESSO A QUEBRA DO CONTROLE DO ÓLEO E DO GÁS): FHC COM AJUDA DO TSJ DECLAROU A ILEGALIDADE DA GREVE E AO MESMO TEMPO ALUGOU A PESO DE OURO (2 BILHÕES DE US$) UM NAVIO TRANSPORTADOR DE GLP DE PORTE GIGANTESCO QUE FICOU APORTADO EM SANTOS NO PERÍODO DA GREVE EM MAIO DE 1995 E LÁ FOI ESTOCADO TODO O GÁS PRODUZIDO NAS REFINARIAS DE SP PARA FALTAR O PRODUTO NO MERCADO E DESGASTAR A IMAGEM DA ESTATAL E AJUDAR O POVO A APROVAR A ENTREGA DA EMPRESA AO CAPITAL ESTRANGEIRO.
PARA "PROVOCAR O SINDIPETRO", O SR FHC E O FEROZ PRESIDENTE DA PETROBRAS SR RENNÓ E O MINISTRO DA ENERGIA SR  RAIMUNDO BRITO,  RASGARAM O ACORDO SINDICAL ASSINADO POR ITAMAR FRANCO (ACORDO COLETIVO DE 1994) PARA PROVOCAR O SINDICATO DOS PETROLEIROS E FOMENTAR UMA GREVE GERAL EM MAIO DE 1995. E
ESSA FOI A GREVE MAIS SANGRENTA E TRAUMÁTICA DA HISTÓRIA DA PETROBRAS, TEVE MUITOS MORTOS E EXPLOSÕES E ACIDENTES DESASTROSOS OCORRIDOS DURANTE A OCUPAÇÃO MILITAR,  POIS FHC IRRESPONSAVELMENTE COLOCOU TROPAS DO EXERCITO NAS REFINARIAS (10 MIL SOLDADOS ARMADOS COM FUZIS E MUITOS BLINDADOS)  OCUPARAM AS REFINARIAS POR MAIS DE 30 DIAS, RESULTOU EM MUITAS EXPLOSÕES, MUITAS MORTES DE PETROLEIROS, NA MORTE DO GERENTE DE RH DA PETROBRAS SR CLOTARIO FRANCISCO POR ENFARTO FULMINANTE NA SEDE DA PETROBRAS,  AO TOMAR CONHECIMENTO DA OCUPAÇÃO MILITAR EM ÁREAS DE ALTO RISCO COM MILHÕES DE TONELADAS DE GÁS E COMBUSTÍVEIS, OCORRERAM TIROS ACIDENTAIS DE VÁRIOS SOLDADOS COM FUZIS FAL-762 E TROUXE INÚMERAS MORTES E EXPLOSÕES.
5- O ESCÂNDALO DA ENRON - O MAIOR PREJUÍZO NA HISTÓRIA DA PETROBRAS- FHC RECEBEU ORIENTAÇÃO DO FMI PARA CONTRATAR A EMPRESA QUE ESTAVA EM PROCESSO DE FALÊNCIA NOS EUA

O ESCÂNDALO DA ENRON COM CERTEZA FOI O MAIOR DESASTRE FEITO NA ERA FHC E DEIXOU UM PREJUÍZO DE 10 BILHÕES DE DÓLARES PARA A PETROBRAS E DANOS INCALCULÁVEIS AO PATRIMÔNIO DA EMPRESA.
PARA GERIR ESSE "NEGÓCIO" DA CONSTRUÇÃO DO GASODUTO, O SR FHC NOMEOU O SR PAULO ROBERTO COSTA COMO DIRETOR DA NOVA SUBSIDIÁRIA DO GÁS, A "GASPETRO", A ENRON FOI CONTRATADA PARA SER "PARCEIRA" DA PETROBRAS POR ORDEM EXPRESSA DE BILL CLINTON E DO FMI, POIS NA SUPREMA CORTE AMERICANA E NO SENADO DOS EUA, A ENRON RESPONDE A INÚMEROS PROCESSOS DE CORRUPÇÃO E A SUA FALÊNCIA JÁ ERA PREVISÍVEL. MESMO ASSIM FHC EMPURROU PARA A PETROBRAS ESSA "PARCERIA"  E A ESTATAL AMARGOU PREJUÍZOS INCALCULÁVEIS, POIS A ENRON DE FATO FALIU DOIS ANOS DEPOIS DA ASSINATURA DO CONTRATO, COM A OBRA COM ENORMES ATRASOS, A FALÊNCIA FOI DECRETADA NOS EUA E EM 15 PAÍSES ONDE ELA TINHA CONTRATOS E ADIVINHEM QUEM PAGOU A CONTA: OS BENS DA ENRON NO BRASIL E AS FATURAS DE PAGAMENTOS NO CONTRATO DO GASBOL FORAM BLOQUEADOS, O BRASIL LEVOU UM BALÃO FINANCEIRO DE 10 BILHÕES DE DÓLARES.
ESSE MONSTRUOSO ESCÂNDALO FINANCEIRO DA ENRON LESOU OS COFRES PÚBLICOS E A PETROBRAS QUE TEVE QUE ASSUMIR SOZINHA A MAL FADADA OBRA DOS GASBOL, E NUNCA MAIS NINGUÉM FALOU NO ASSUNTO, E AGORA ESSE "BOCA DE CROCODILO CAIMÃO" SR FHC VEM FALAR EM "VERGONHA, ORA TENHA DÓ!! ESSE CARA DE PAU É MUITO CÍNICO.

REALMENTE A SRA DILMA DISSE ONTEM UMA COISA MUITO IMPORTANTE, NO PASSADO A SUJEIRA ERA COLOCADA PARA DEBAIXO DO TAPETE, POIS NA ERA FHC A PF E OS ÓRGÃOS DE JUSTIÇA E DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DA ECONOMIA POPULAR ERAM PROIBIDOS DE INVESTIGAR, AGORA COMO O GOVERNO DEU CARTA BRANCA A PF E AOS ÓRGÃOS DA JUSTIÇA PARA INVESTIGAR "DOA A QUEM DOER"  OS ESCÂNDALOS ABAFADOS POR FHC AGORA DEVERÃO VOLTAR A TONA, E VELHOS E FEROZES COLABORADORES DO GOVERNO TUCANOS COMO SRS PRC E RENATO DUQUE, E O DOLEIRO YOUSSEF (QUE FOI PRESO POR PROTÓGENES DUAS VEZES EM 2001 E 2002 NO CASO BANESTADO PELAS REMESSAS E LAVAGEM DE DINHEIRO DOS "DEPUTADOS E COLABORADORES OBEDIENTES AS PRIVATARIAS" ) , AS "CRIATURAS"  DEVERÃO ENTREGAR OS SEUS "CRIADORES" E OS "CORRUPTORES DE COLARINHAO BRANCO"  QUE GANHARAM RIOS DE DINHEIRO DURANTE O GOVERNOS SEM SEREM INCOMODADOS, AGORA A HISTORIA TERÁ UM FINAL DIFERENTE. A PF COM AVAL DA PRESIDENTE MANDAR COLOCAR NA CADEIA QUEM FEZ OS MALFEITOS, E OS COLARNHOS BRANCOS JÁ ESTÃO INDO PARA A CADEIA, POIS QUE ERA DIFÍCIL DE IMAGINAR NA ERA FHC. POIS O CÍNICO EX-PRESIDENTE PUNIU INJUSTAMENTE O DELEGADO PROTÓGENES E MUITOS AGENTES DA PF, DURANTE AS INVESTIGAÇÕES DO SIVAM EM 1995, DA ENRON EM 1996, DO PROER E DA PASTA-ROSA EM 1998, DO BANESTADO E DA BAHIA BLANCA EM 2001, E MUITOS OUTRAS OPERAÇÕES DA PF QUE FORAM ATROPELADAS POR FHC E GILMAR MENDES, NA OPERAÇÃO ABAFA DO GOVERNO TUCANO.

6- OPERAÇÃO LAVA JATO E A RUPTURA COM OS TUBARÕES DA CONSTRUÇÃO, COLARINHOS BRANCOS QUE FICARAM BILIONÁRIOS EM MAIS DE MEIO SÉCULO DE CLIENTELISMO POLÍTICO

O BRASIL IRÁ ROMPER COM VELHOS E GANANCIOSOS EMPRESÁRIOS DA CONSTRUÇÃO "MAL-ACOSTUMADOS" COM FORMAÇÃO DE CARTEIS E LUCROS FÁCEIS DURANTE MAIS DE CINCO DÉCADAS POR MUITOS GOVERNOS. NOS GOVERNOS MILITARES  E OS GOVERNOS CIVIS QUE SUCEDERAM, OS SRS DOM EMILIO  ODEBRESCH, MENDES JUNIOR, SERGIO MENDES, ANDRAEDE GUTIERREZ, E OUTROS  DONOS DE CONSTRUTORAS GANHARAM RIOS DE DINHEIRO COM FORMAÇÃO DE CARTEIS E OBRAS SUPERFATURADAS, AGORA COM O AVAL DA PRESIDENTE PARA PUNIR OS INFRATORES  CHEGOU A HORA DE MUDAR O BRASIL. NA ERA COLLOR E FHC ELES GANHARAM MUITO DINHEIRO E FICARAM A VONTADE E ACHARAM QUE PODERIAM CONTINUAR COM VELHOS ESQUEMAS.
DURANTE O GOVERNO COLLOR, O SR DOM EMILIO ODEBRESCH, GANHOU RIOS DE DINHEIRO NO ESQUEMA DE ORÇAMENTO DO CONGRESSO, COM CENTENAS DE OBRAS SUPERFATURADAS, NUMA ELAS ELE SE DEU MAL, O GOVERNADOR DO ACRE (EDMUNDO PINTO) DENUNCIOU PUBLICAMENTE O ESCÂNDALO DA OBRA SUPERFATURADA DO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE PORTO VELHO (CANAL DA MATERNIDADE) OBRA ORÇADA POR 16 MILHÕES DE DÓLARES E FOI FEITA COM 80 MILHÕES PELA ODEBRESCH, O GOVERNADOR FOI ASSASSINADO E GEROU  O "ESTOPIM" PARA O IMPEACHMENT DE FERNANDO COLLOR DE MELLO, UM DOS MANDANTES DO CRIME. PC FARIAS FOI O INTERMEDIADOR DE COLLOR EM MAIS DE 200 OBRAS SUPERFATURADAS  FEITAS PELA ODEBRESCH, NO MESMO DIA DA MORTE DO GOVERNADOR DO ACRE NO HOTEL DELLA VOLPE, A MÍDIA MAFIOSA CONTRATOU O IRMÃO DE COLLOR PARA FAZER UMA "DENUNCIA PESSOAL CONTRA O IRMÃO" DESVIANDO A ATENÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA DO ASSASSINATO DO GOVERNADOR.
COLLOR FOI AFASTADO E PROMETEU VINGANÇA AO PRESIDENTE DA CPI DO IMPEACHMENT (ULYSSES GUIMARÃES MESES DEPOIS O HELICÓPTERO DE ULYSSES SOFREU UM ATENTADO E MATOU O DEPUTADO, O HELICÓPTERO EXPLODIU EM PLENO AR PERTO DE ANGRA DOS REIS. 
A OPERAÇÃO LAVA JATO RESGATA UM ANTIGO SONHO DOS POLICIAIS DA PF E DO DELEGADO PROTÓGENES (PERSEGUIDO POR FHC) E É TAMBÉM UM SONHO DE MUITOS BRASILEIROS EM FAZER JUSTIÇA E PRENDER VELHOS COLARINHOS BRANCOS QUE SE DERAM BEM POR QUASE MEIO SECULO  POEIRA SAIRÁ DEBAIXO DO TAPETE E MOSTRÁ A FACE DAS CRIATURAS E DOS SEUS VERDADEIROS CRIADORES E OS COLARINHOS BRANCOS PELA PRIMEIRA VEZ IRÃO PARAR  NA CADEIA. PROTÓGENES TENTOU ISTO NA ERA TUCANA MAS FOI PERSEGUIDO E EXONERADO POR FHC, ELE INDICIOU ATÉ O BANQUEIRO DANTAS DONO DO BANCO OPPORTUNITY  POR TER  FORMADO QUADRILHAS  E TER OBTIDO LUCRO ILÍCITO NAS PRIVATARIAS  DAS TELECOMUNICAÇÕES .

Brasilpost247:

"Como brasileiro, eu tenho vergonha. Tenho vergonha de falar sobre o que está acontecendo no Brasil", disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre as denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras nesta sexta-feira (14) durante discurso em ato com a presença de Aécio Neves, candidato derrotado do PSDB à Presidência, e outros líderes tucanos em São Paulo.

"Não venham dizer que quando fizemos a quebra do monopólio (do petróleo) era para privatizar a empresa. Não. Era para evitar que ela caísse, como caiu, nas garras dos partidos desonestos. E que se transformasse no uso do dinheiro do povo para fins políticos/partidários", afirmou. "Temos de resgatar nossa posição patriótica, nacionalista, mas não de cegos."

Para FHC, "o povo vai pagar o preço de todos esses rombos nos cofres públicos, porque isso vai acabar virando imposto e pressionar a inflação."

Nas críticas ao governo da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), Fernando Henrique disse que basta olhar as fotografias do que são supostamente vitoriosos (do recém-encerrado pleito nacional) para ver "as caras atormentadas porque não sabem o que vão fazer ou como irão construir um ministério."

"Eles (governo Dilma) fazem truques, querem agora derrubar a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), derrubaram os dados sobre miséria, não sabem o que fazer, estão atônitos. E a nossa responsabilidade é combater (este governo) com firmeza, mas sempre com responsabilidade constitucional, pois somos depositários da democracia
ESTADÃO: FHC DIZ TER VERGONHA DE SER BRASILEIRO
FHC E PEDRO MALAN EM 3 DE MARÇO DE 1999: 40% DAS AÇÕES PREFERENCIAIS DA PETROBRAS NA BOLSA DE NEW YORK A 1 BILHÃO DE DÓLARES (NOVENTA POR CENTO DE DESCONTO) - O MEGAESPECULADOR GEORGE SOROS FOI O GANHADOR DESSA RASPADINHA. AGORA VEM ESSE LESA-PÁTRIA FALAR QUE TEM VERGONHA
COMENTÁRIOS: VAMOS PASSAR A  LIMPO A HISTÓRIA:
1- FHC, no apagar das luzes do governo criou uma lei que tornam sigilosos todos os documentos das privatizações e as ...