quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mensaje de Anonymous a los medios de comunicación. #SpanishRevolution

 
Traduzido e comentado pelo pessoal da Vila Vudu

Estamos num momento único de nossa história. O auge da tecnología contribuiu para uma taxa sem precedentes de prosperidade para o mundo, dotando-nos de uma rede global de comunicação constante; uma nova era saltos tecnológicos. Percorremos um longo caminho desde nossas raízes humildes. Agora somos pioneiros nas novas fronteiras digitais, ampliando nosso domínio do mundo quântico aos confins do espaço.

Mesmo assim, nosso mundo enfrenta crise. Pobreza, violência, corrupção ou ameaças à liberdade pessoal. Como em outros tempos de crise, as velhas histórias começaram a repetir-se. As meias verdades – desta vez repetidas todas as noites nos noticiários – ecoam pelos meios de comunicação: dizem-nos que o império é forte, que não é prudente mudar, que os negócios são resposta para tudo. Em tempos de incertezas, só fazem aumentar a confusão, para aproveitar-se de nossas inseguranças e de nossos medos. Tratam de nos manter divididos para benefício deles. A estratégia assume várias formas: esquerda e direita, cristãos e muçulmanos, brancos e pretos, santos e pecadores.

Mas está acontecendo algo que não se esperava. Começamos a contar, nós mesmos, uns aos outros, nossas próprias histórias. Compartilhamos nossas vidas, esperanças, sonhos e demônios. Cada segundo, dia após dia, os detalhes de nossas vidas nessa terra fluem pelo mundo. Começamos a entender as consequências de nossas ações e os erros dos velhos costumes. Começamos a questionar os velhos paradigmas que dizem que fomos feitos para consumir – não para criar -, que o mundo é à nossa semelhança, as guerras são inevitáveis e a pobreza sempre existirá. À medida que aprendemos mais sobre nossa espécie, uma verdade fundamental foi redescoberta: não somos tão diferentes quanto pode parecer. Todos os seres humanos têm forças, fraquezas e emoções profundas. Ansiamos pelo amor, pelo riso, temos medo da solidão e sonhamos com vida melhor.

¡Temos de acreditar numa vida melhor!

Você não pode continuar sentado no sofá, enquanto espera uma revolução. Você é a revolução. Cada vez que você escolhe não exercer seus direitos, que você se sega a ouvir, que você ignora o mundo que o rodeia, ou que você gasta um euro numa empresa que não paga salários justos, você contribui para a opressão humana. Mas você tem escolha. E você escolhe o caminho mais fácil. O velho caminho conhecido da submissão. Mas você pode escolher levantar, sair à rua e falar com seu vizinho, Vocês podem unir-se em novos fóruns para criar um caminho de mudança duradoura e verdadeira para a raça humana.

O novo desafio é o seguinte:

Uma revolução pacífica. Uma revolução das ideias. Uma revolução da arte. O século 21 como um século de iluminação. Um movimento global para criar uma nova era de tolerância, compreensão, empatia e respeito. Uma época de desenvolvimento tecnológico sem travas. De intercâmbio de ideias e de cooperação. De expressão artística e pessoal. Podemos optar por utilizar as novas tecnologías para uma mudança positiva e radical, ou deixar que sejam usadas contra nós. Podemos manter os canais de comunicação abertos e cavar novos túneis até os lugares onde a informação ainda é sigilosa e reservada. Ou podemos deixar que tudo se feche à nossa volta. À medida que avançamos, temos de reconhecer a necessidade de informação verdadeira e de um mundo verdadeiramente democrático e livre. Temos de lutar para mantener a Internet aberta como um fórum de ideias no qual todos se sintam iguais e tratem-se como iguais. Temos de defender nossa liberdade, contra os que só procuram nos controlar. Temos de lutar pelos que ainda não têm voz.

Dia 19 de junho começou a revolução global. Saia à rua e continue a contar suas histórias. Todos têm de ser ouvidos.

Boletim de Notícias do Instituto Telecom, número 300, em 30 de junho de 2011

Paulo Bernardo vai ao Planalto no inicio da noite. Metas de qualidade saem da proposta e Dilma manda não adiar PGMU


Escrito por Miriam Aquino, Tele.Síntese, quarta-feira, 29 de junho de 2011

Impasse entre as concessionárias e o governo sobre o Plano Geral de Metas de Universalização e o Plano Nacional de Banda Larga foi amenizado, depois que, em uma reunião no início da noite entre o ministro Paulo Bernardo e a presidente Dilma Rousseff, ficou decidido que as metas de qualidade para a banda larga não poderiam ser estabelecidas do jeito que queria o governo - só para as concessionárias e com altissimas taxas de garantias. Para que essas metas fossem incorporadas à oferta das concessionárias, o governo teria que adiar o PGMU, cuja vigência começa amanhã, dia 30 de junho. Mas a presidente decidiu que o Plano não deveria ser adiado. Assim, a reunião sobre a oferta do PNBL e do PGMU foi retomada com as operadoras às 21 horas e só iria terminar depois de tudo acordado, madrugada a dentro.

Leia mais...


A semana é decisiva. Qual será a internet do PNBL?

Escrito por Campanha Banda Larga é um Direito Seu!, quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nesta semana devem ser tomadas decisões que definem os rumos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Se tudo correr como previsto, o governo vai bater martelo nos acordos com as teles, e serão fechados o Plano Geral de Metas de Universalização e a revisão do contrato das empresas.As notícias até agora não deixam claro até onde as coisas estão decididas, mas das informações que circularam é possível deduzir:

* há um enorme risco de os pacotes do PNBL se configurarem como uma internet de segunda classe. A Oi acena que quem quiser só internet (sem telefone fixo) vai ter de enfrentar um limite de download de 1Gb de dados por mês. Isso significa que o usuário que baixar um filme já vai ultrapassar sua cota do mês!

Leia mais...


Governo tenta votar PLC 116/2010 no plenário do Senado

Escrito por Samuel Possebon, Teletime, quarta-feira, 29 de junho de 2011

Enquanto a Anatel debate com o mercado suas propostas para o novo Regulamento de TV a Cabo, no Congresso o governo trabalha para colocar na pauta do plenário a votação do PLC 116/2010, que cria novas regras para o setor de TV por assinatura.

Fontes ligadas ao governo confirmam que o desejo e a orientação do Palácio do Planalto é fazer a base votar o projeto. Mas admitem que para isso será necessário negociar alguns itens que estão antes na pauta. Ainda não há nenhuma medida provisória trancando a pauta, mas a partir desta quinta, 30, entra em votação a MP que trata da questão dos aeroportos para a Copa. Portanto, a janela para votação é esta quarta, 29. Cabe ao senador Romero Jucá (PMDB/RR), líder do governo no Senado, o esforço de apresentar o requerimento para votação em plenário, o que fará com que o PLC 116 saia da sua tramitação normal nas comissões.

Leia mais...


Termo de Compromisso para garantir política pública?

Escrito por Flávia Lefévre, quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alguns me perguntam o motivo pelo qual insisto tanto em ancorar minhas falas na lei. Quando ouço esta pergunta perco o chão, pois não consigo conceber, hoje, qualquer tipo de conduta institucional que não se paute pela lei. É uma noção básica ... firmamos um novo contrato social em 1988 – a nova Constituição Federal democrática – e isto foi motivo de festa cívica.

Leia mais...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Notícia do TeleCom

MiniCom quer implantar rede 4G até junho de 2013


Escrito por Lúcia Berbert, Tele.Síntese, terça-feira, 28 de junho de 2011

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defende que a licitação da faixa de 2,5 GHz seja realizada até o primeiro semestre do ano que vem. Ele discutiu com representantes da ZTE a implantação da tecnologia 4G em dois anos. A ideia é oferecer esse serviço móvel avançado já na Copa das Confederações, que será realizada no Brasil em junho de 2013. As cidades atendidas, nesse primeiro momento, seriam as cinco capitais que vão servir de sede para as competições.

Leia mais...

Governo vai capitalizar Finep para criar banco público de inovação

Escrito por Teletime, terça-feira, 28 de junho de 2011

O governo pretende capitalizar a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para transformá-la em “banco público de inovação”, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, durante audiência pública no Senado, nesta terça-feira 28.

Leia mais...

Número de lares com PCs sem acesso a web se mantém estável

Escrito por Victor Hugo Cardoso Alves, TI Inside Online, terça-feira, 28 de junho de 2011

Apesar de o acesso a internet vir crescendo de forma mais acelerada que o número de computadores no Brasil, a diferença entre o número de residências com internet e aquelas que têm PCs, mas sem conexão à web, se manteve estável em oito pontos percentuais no ano passado, conforme revela a sexta Pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta terça-feira, 28.

Leia mais...

Dados no mundo mais que dobram a cada dois anos

Escrito por IP News, quarta-feira, 29 de Junho de 2011

Estimativa é de 1,8 zettabyte em 2011

O estudo Universo Digital “Extraindo valor do caos”, realizado pelo IDC a pedido da EMC, aponta que a informação no mundo está mais que dobrando a cada dois anos e prevê que o volume de 1,8 zettabyte será criado e replicado em 2011. Esse número supera a Lei de Moore, que acredita que o poder de processamento dos computadores dobraria a cada 24 meses. Em sua quinta edição, a pesquisa — dedicada a mensurar e prever o volume de informação digital criada e copiada anualmente e a analisar suas implicações para consumidores, empresas e profissionais de TI — aponta consequências econômicas, sociais e tecnológicas relacionadas ao Big Data e outras oportunidades.

Leia mais...

Telebrás já tem primeiro contrato com prefeitura

Escrito por Luís Osvaldo Grossmann, Convergência Digital, terça-feira, 28 de junho de 2011

Além de firmar o primeiro contrato com provedor de acesso em Santo Antônio do Descoberto, a Telebrás também assinou na cidade goiana a 30 km de Brasília o primeiro acordo com uma prefeitura. Tratado mais discretamente do que o acerto com o provedor Sadnet, o contrato com o município segue o modelo a ser replicado nos demais, parte deles já em negociação.

Leia mais...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A VERDADE SOBRE O "SIGILO NA COPA".

Todos têm ouvido falar do tal “sigilo na Copa”. Que o Governo iria esconder os gastos, não haveria prestação de contas, e a roubalheira estaria livre.

Acontece que NADA DISSO É VERDADE.

Não se sabe se mentiras originadas da má-fé de alguns operadores da mídia, ou (querendo ser otimista) fruto de um telefone-sem-fio mal arranjado, o fato é que as coisas tem sido muito mal-contadas.

O tal sigilo da Copa NÃO É sobre os gastos da Copa, NÃO É sobre as prestações de conta, NÃO É sobre quanto o governo paga para que empresas privadas façam os serviços! Não! O tal sigilo, para começar, não é absoluto (o Tribunal de Contas terá TOTAL acesso), e é sobre o planejamento dos GASTOS MÁXIMOS para cada obra ANTES de contratada a empresa.

Ou seja.

O governo não quer dizer “tenho 100 reais para fazer isso, quando custa para fazer isso?” porque as empresas – adivinhe – vão dizer: “100 reais”. Sabendo do dinheiro disponível para cada coisa, as empresas podem negociar entre si e fazer ofertas superfaturadas.

E justamente esse tipo de conluio que o governo quer evitar.

E esse tipo de sigilo é comum em vários países ditos “desenvolvidos” do mundo. E usado na União Européia. É recomendado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). NÃO É, como tem sido dito, invenção do governo Dilma.

No momento de fechar o contrato, tudo será TOTALMENTE TRANSPARENTE. Haverá prestação de contas, haverá divulgação de pagamentos e gastos, todos saberemos quanto foi gasto no quê. E, antes do contrato, o Tribunal de Contas terá total acesso.

Tivemos uma reação tão forte contra esse instrumento porque, junto com ele, foram incluídas várias limitações aos empresários, como pedir um aumento do preço depois de começada a obra.

Pode-se discordar desse instrumento. Pode-se criticar o governo (eu tenho muitas críticas em relação ao governo Dilma, p. ex.). Mas TEMOS QUE SABER QUAL É A VERDADE PARA PODER CRITICAR.


TODOS PRECISAM SABER.

Algumas fontes:

http://blog.planalto.gov.br/governo-busca-evitar-combinacao-de-precos-para-copa-do-mundo-2014/
http://www.viomundo.com.br/denuncias/entendendo-o-noticiario-empreiteiras-combatem-a-lei-anti-cartel.html
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-falsa-noticia-da-folha-sobre-as-contas-na-copa 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Encontro de Blogueiros Progressistas reúne 37 mil na internet



Publicado em 19/06/2011, 16:25

Brasília – O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que foi realizado de sexta-feira (17) a domingo (19) em Brasília, levou mais de 500 pessoas entre os 349 blogueiros inscritos de 21 estados. Eles discutiram, durante os três dias, os desafios da blogosfera e a luta por um marco regulatório da comunicação.
A TVT e a Rede Brasil Atual transmitiram ao vivo a abertura do evento que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do debate com Paulo Bernardo, ministro das Comunicações. Pela internet, passaram nos três dias, mais de 37 mil, por meio também de dezenas de blogues que retransmitiram a cobertura.
No sábado, foi transmitida a mesa de discussão com a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e o professor e jurista Fabio Konder Comparato, que debateram a regulamentação da mídia.
Entre as transmissões dos debates, a TVT e Rede Brasil Atual realizaram entrevistas ao vivo com alguns presentes no evento, entre ministro, organizadores e blogueiros das mais diversas áreas. Entre eles, Elvis Mori, coordenador da campanha em redes sociais do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala.
Na plenária de encerramento, foi definido que o próximo encontro nacional será realizado em Salvador, em maio de 2012. Também foi divulgada a realização de um encontro internacional de blogueiros, em Foz do Iguaçu, no Paraná, em setembro deste ano. Os blogueiros ainda definiram uma carta de apresentação (que será publicada daqui a pouco).

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Democratização da Comunicação: O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

Gostaria de saudar a todas e a todos os Blogprogressistas que realizam a partir de hoje, até domingo, seu II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Tenho certeza que estaremos dando um passo a mais para a efetiva construção de alternativas a democratização das comunicações no Brasil. Nossa Missão começa a tomar corpo e juntaremos nossas diferenças para derrotar nossos antagônicos.

Encontros são bons, imagina entre Blogueiros Progressistas. Benvindos!
 
Carlos Caridade.
 
 

Será realizado em Brasília nos dias 17, 18 e 19 de junho, o 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, com as presenças já confirmadas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das comunicações Paulo Bernardo.

Como o último estudo realizado pela SECOM revela que 96,6% das pessoas se informa(?) pelas TVs abertas ( globo e seus clones), informações mais do que relevantes serão sonegadas da imensa maioria de nosso povo.

Tudo indica portanto que pelo menos para o “PIG” a ditadura não acabou. E que por enquanto, liberdade de expressão continua privilégio dos neoliberais, cabendo aos progressistas falar entre si na internet, em alguns espaços nas TVs por assinatura e algumas poucas publicações.

O problema das rádios comunitárias que no governo FHC sofreram uma restrição legal limitando seu raio de alcance para um quilômetro, o que praticamente inviabilizou esta mídia, dá uma ideia aproximada do atraso em que ainda nos encontramos.

Propriedade cruzada, políticos donos de emissoras, renovações de outorgas, propaganda para crianças, direito de resposta, ausência de programação regional, banda larga para todos, digitalização das TVs e Rádios públicas e comunitárias, marco legal da comunicação, são alguns dos desafios que temos que superar.

Este encontro que se inicia amanhã, continuidade do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas de São Paulo em 2010, a exemplo de outros que vem ocorrendo por todo o país, principalmente após a 1ª CONFECOM, além de ser um grande passo no sentido de se adequar a legislação do setor aos novos tempos, é principalmente um marco na luta pela democratização da comunicação e pela garantia da liberdade de expressão como um direito de todos. A luta continua companheiro. - BlogueDoSouza


Com informações da Rede Brasil Atual e Centro de Estudos da Mída Alternativa Barão de Itararé

Transmissão ao vivo:

O evento será transmitido pela Rede Brasil Atual e Rede TVT ao vivo a partir desta sexta-feira (17). A transmissão se fará direto do auditório da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), em Brasília. Ao todo, estarão envolvidos na transmissão cerca de dez profissionais. O blogueiro Emerson Luis ( Nas retinas ), participa da transmissão ao lado do editor da Rede Brasil Atual, Ricardo Negrão.

Programação Oficial e Palestrantes:

A programação oficial do II Encontro Nacional dos Progressistas (BlogProg), construída de forma coletiva e democrática, tem como eixo principal a luta pela democratização dos meios de comunicação, por um novo marco regulatório para o setor e pela implantação e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Além disso, ela contempla, em várias oficinas, inúmeros temas de interesse da blogosfera. A programação ainda poderá sofrer alguns ajustes. Um deles é a inclusão de uma palestra do ex-presidente Lula, que já confirmou a presença no encontro, mas ainda não formalizou sua participação.

Data: 17, 18 e 19 de junho.

Local: Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC)

SGAS. Avenida W-5, Quadra 902, Bloco C – Telefone: (61) 3214-8000

Dia 17 de junho, sexta-feira

17 horas – Início do credenciamento.

19 horas – Palestra do ministro Paulo Bernardo sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff;

21 horas – Festa de confraternização.

Dia 18 de junho, sábado

9 horas – A luta por um novo marco regulatório da comunicação.

- Deputada Luiza Erundina – coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão;

- Jurista Fábio Konder Comparato – autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na regulamentação da comunicação;

- Professor Venício Lima – autor do livro recém-lançado “Regulação das comunicações”.

14 horas – Oficinas autogestionadas e simultâneas.

1- Os partidos e a luta pela democratização da comunicação.

- José Dirceu (PT), João Arruda (PMDB), Brizola Neto (PDT), Renato Rabelo (PCdoB), Randolfe Rodrigues (PSOL) – mediação: José Augusto Valente;

2- O sindicalismo na era da internet.

- Artur Henrique (CUT), Luis Carlos Mota (FS), Nivaldo Santana (CTB), Ricardo Patah (UGT), Ubiraci Dantas (CGTB) e Toninho (Diap) – mediação: Rita Casaro;

3- A política da internet, tecnologias e a neutralidade na rede.

- Sérgio Amadeu, Marcelo Branco, José Carlos Caribé, Tatiane Pires – mediação: Ricardo Poppi

4- “Arte, humor, militância e compromisso: agora por nós mesmos. Compartilhando experiências”.

- Mediação: Sérgio Teles e Paula Marcondes;

5- Reforma agrária e as perspectivas na comunicação.

- Gilmar Mauro, Rodrigo Vianna, Letícia Silva, Sergio Sauer – mediação: Igor Felippe;

6- Mulheres na blogosfera.

- Luka da Rosa, Amanda Vieira, Bia Cardoso – mediação: Niara de Oliveira;

7- Perseguição e censura contra a blogosfera.

- Paulo Henrique Amorim, Esmael Morais e Lino Bocchini – mediação: Altamiro Borges.

8- A militância digital e as redes sociais

- Eduardo Guimarães, Luis Carlos Azenha, Conceição Oliveira (Maria Frô) – mediação: Conceição Lemes.

• Oficina sobre ferramentas do blog – mesa: Marcos Lemos;

Dia 19 de junho, domingo

9 horas – reuniões em grupo: troca de experiência, balanço e desafios da blogosfera progressista;

14 horas – Plenária final: aprovação da carta dos blogueiros e constituição da nova comissão nacional organizadora.
Com informações da Rede Brasil Atual e Centro de Estudos da Mída Alternativa Barão de Itararé

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Eduardo Galeano en la #acampadaBCN PT



Esperança é sentir e ter "deuses por dentro". O desdobramento desse pensamento é algo fabuloso! Só mesmo Eduardo Galeano. Quanto amor pelo ser humano e pela natureza. É... são esses que engradecem a humanidade. E ele diz: não soou um intelecttual. Não sou "só cabeça". Que bom acreditar na juventude. Que bom que a juventude ainda não desistiu de gestar um mundo melhor!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fuego sobre el Mármara - XviD - parte 1 - legendado

Documentário que trata do ataque efetuado em águas internacionais pelos comandos militares do Estado de Israel contra a frota humanitária que pretendia dirigir-se a Gaza para entregar ajuda com bens de primeira necessidade aos cerca de um milhão e meio de pessoas que sobrevivem há vários anos a um ferrenho  bloqueio imposto pelas forças de ocupação de Israel. Neste ataque aos pacifistas desarmados, os comandos israelenses conseguiram assassinar a nove deles e ferir gravemente a quase uma centena de outros




Fuego sobre el Mármara - XviD - parte 1 -... por Josespa

Fuego sobre el Mármara - parte 2 - XviD (legenda em português)


Fuego sobre el Mármara - parte 2 - XviD... por Josespa

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Carta dos Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro

Somos jovens, somos não tão jovens. Somos homens e mulheres, meninas e meninos. Temos todas as cores, todas as religiões, diferentes crenças ideológicas, mas apenas um compromisso: liberdade com justiça social. Somos centenas e não baixamos a cabeça para ninguém. Somos os blogueiros progressistas do estado do Rio de Janeiro.

No atual estágio da luta de classes, a blogosfera é uma trincheira fundamental na defesa dos trabalhadores contra a selvageria e crueldade do capitalismo. Nossos blogs tornaram-se ferramentas de grande utilidade nas batalhas cotidianas contra as mentiras contadas e recontadas diariamente pela velha mídia golpista. Milhares de blogs nascem a cada dia, como flores anunciando a primavera. A cada embuste desferido pelos tradicionais meios de comunicação, ganha força o ativismo nas redes sociais, temperado no fogo da luta!

Como na bela canção de Chico Science, percebemos que “nos organizando podemos desorganizar”. Seguiremos nessa toada enquanto a ditadura da mídia prosseguir obstruindo um debate político mais livre. Depois disso, outras frentes de batalha virão, porque a luta pela justiça social é eterna.

Nos dias 6 a 8 de maio deste ano, realizamos o I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro. Com a presença de mais de 200 blogueiros de todo o estado (e vários de outras regiões do país) trocamos experiências, acumulamos debate, confraternizamo-nos alegremente, manifestamo-nos corajosamente em frente à sede da Rádio CBN - a rádio que troca a notícia –, e aprovamos a criação da Associação de Blogueiros do Estado do Rio de Janeiro (ABERJ).

Se você é blogueiro ou simpatizante da blogosfera e se indigna com a opressão midiática, então você é nosso companheiro.

Blogueiros Progressistas de todo o mundo, uni-vos!

Entre as propostas aprovadas na assembleia final do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro estão:

- Apoio a PEC da Banda Larga;

- Defesa da neutralidade da rede;

- Luta pela aprovação do Conselho Estadual de Comunicação;

- Criação do Marco regulatório da comunicação;

- Pela simplificação da regularização das rádios comunitárias;

- Criação da "Associação dos Blogueiros do estado do Rio de Janeiro - ABERJ";

- Criação de uma linha de publicidade pública para blogs;

- Defender a simplificação dos processos de legalização de rádios comunitários;

- Moção de solidariedade ao blogueiro Esmael Morais, do Paraná, perseguido pelo governo daquele estado;

- Moção de solidariedade ao blogueiro carioca Ricardo Gama, que sofreu um hediondo atentado, no Rio de Janeiro, provavelmente em virtude de suas denúncias políticas.