terça-feira, 28 de setembro de 2010

Car@s,


O blog http://www.sejaditaverdade.net/  compilou vários emails falsos que circulam contra a Dilma, com os respectivos desmentidos. Acho que seria uma boa passarmos pra frente.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Imprensa abre jogo e rasga a fantasia

Ricardo Kotscho

09/09/2010 - 13:28

Vejam as manchetes desta quinta-feira, 9 de setembro de 2010, nos três principais jornais do país.


Folha de S. Paulo:

“Escândalo da Receita – Investigada consultou dados do genro de Serra”.


O Estado de S. Paulo:

“Genro de Serra teve sigilo fiscal violado”.


O Globo:

“Serra reage e diz que Lula serve à estratégia `caixa-preta´do PT”.


Parece uma gincana, não há outro assunto no mundo. É como se todos os jornais tivessem o mesmo pauteiro e o mesmo editor. Embora se refira a casos de violação fiscal ocorridos no ano passado, a notícia é requentada dia a dia com algum ”fato novo” que justifique a manutenção da rubrica “escândalo da receita”.

Até algumas semanas atrás, antes da disparada da candidata Dilma Roussef em todas as pesquisas, abrindo larga vantagem sobre José Serra, que chega a 33 pontos no último tracking do Vox Populi/Band/iG, a nossa velha mídia ainda procurava, de alguma forma, manter as aparências de neutralidade com aquela história de jornalismo “isento”, “apartidário”, “independente”.

Agora, que parece não ter mais jeito de virar o placar nas pesquisas com bom-mocismo, resolveram abrir o jogo e rasgar a fantasia, sem nenhum pudor. Das manchetes ao noticiário, passando pelos editoriais e colunas, a ordem é desconstruir a pessoa e a candidatura de Dilma, e bater sem piedade no governo Lula.

Aonde querem chegar? Quem eles ainda pensam que enganam? A julgar pela maioria dos comentários publicados neste Balaio, leitores e telespectadores já estão vacinados, sabem quem é quem e o que está em jogo.

Como os números das pesquisas não reagem às doses cavalares de fatos negativos, apesar de o país da mídia viver uma interminável crise do fim do mundo, só posso acreditar que se trata de uma estratégia Jim Jones. Bater em Dilma e no PT, tudo bem, estão todos de acordo. Só não descobriram ainda como alavancar a campanha da oposição. Promovem debates e sabatinas quase todo dia para dar uma fôrça, mas até agora não teve jeito.

Um forasteiro que tenha chegado ao Brasil esta semana, e procurasse saber pelos jornais e no Jornal Nacional da TV Globo o que está acontecendo por aqui, a 24 dias da eleição presidencial, poderia imaginar que desembarcou no país errado, em algum lugar estranho e perigoso, na região mais pobre e menos democrática do continente africano.

Sob o título “O país de Lula: esgoto em baixa, consumo em alta”, o jornal O Globo, que se supera a cada dia, pinça números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2009), divulgada esta semana pelo IBGE, para concluir na chamada de capa: “O desemprego subiu na crise, mas o brasileiro comprou mais DVDs e máquinas de lavar”.

Sem explicar como um país de desempregados investe em eletrodomésticos, o jornal esqueceu de dizer que os empregos perdidos na crise do ano passado já foram recuperados, com folga, em 2010 _ o que explica a teimosia das pesquisas em manter os índices de aprovação do governo Lula em torno de 80%.

Para publicar o título “O presidente Lula passou dos limites”, com direito a chamada na capa, o venerando Estadão, por sua vez, redescobriu o cientista político José Álvaro Moisés, tão conhecido que se viu obrigado a publicar uma nota “Quem é” para o leitor saber de quem se trata. Entre seus títulos acadêmicos e experiências em “teoria democrática e comportamento político”, porém, o jornal só omitiu o fato de que o professor e cientista Moisés foi sub-ministro da Cultura no governo Fernando Henrique Cardoso.

Já a Folha, que resolveu publicar um caderno especial de eleições a partir desta semana, entre tentativas de fazer humor político misturado com jornalismo sério, tem se dedicado a investigar o passado da ex-ministra Dilma Rousseff, desde os seus antepassados búlgaros, que ela nem conheceu. Até agora, estranhamente, não se interessou em fazer matérias sobre o passado dos outros candidatos, como se todo mundo tivesse a obrigação de já conhecer as histórias deles.

Critérios são critérios, eles dirão, ninguém tem nada com isso. A liberdade de imprensa deles, aquela que defendem com tanto fervor, está acima de tudo _ dos fatos, das leis, da isonomia e do direito da sociedade de ser informada com um mínimo de honestidade sobre o que está acontecendo.

ATO EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE BRASÍLIA

Declaração de votos

No próximo dia 12 completo 58 anos. A vida da gente constitui-se de experiências acumuladas ao longo do tempo. Aprendemos, na maioria das vezes, errando, mas é esse erro que consolida nossa consciência, contribuindo para o crescimento da personalidade, do nosso caráter.



Iniciei a minha história de militância política no Movimento de Defesa da Amazônia em 1978. Dentre muitas companheiras e companheiros daquele Movimento (Tereza, Romero, Roberto, Marcos Pato, Fernando, Chica, ...), estão no Partido Cafú e Djalmir. Ainda, antes de filiar-me ao PT, vivi de 80 a 83 a experiência do movimento estudantil, presidindo o Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do CEUB, de 80 a 81. Já naquele momento concorremos às eleições como simpatizantes do PT, destacando durante a campanha nossa preferência partidária.



Filiei-me em 1982 ao Partido. Assim, mais da metade da minha vida, grande parte confunde-se com a do Partido dos Trabalhadores. Por isso, venho manifestar aqui minhas escolhas para representação nas diversas esferas do Poder Público. Destaco que essas escolhas foram fruto da convivência e oportunidade, mas tenho certeza que a maioria das companheiras e companheiros candidatos merecem o nosso reconhecimento como legítimos representantes do Partido junto ao eleitorado.



Assim sendo, declaro meu voto:



Para Presidência da República - Dilma Rousseff ( 13 )













Muda Brasil Dilma vez por todas





Para Governador do Distrito Federal - Agnelo Queiroz ( 13 )










Um novo caminho para o DF





Para o Senado Federal - Cristovam Buarque( 123 ) e Rodrigo Rollenberg ( 400 )



  




Para Câmara de Deputados - Geraldo Magela ( 1313 )














Para Câmara Legislativa - Walter Célio













Para conhecer melhor os candidatos acesse as respectivas páginas na internet.



Peço a todas e a todos que ainda não fizeram opção de candidatura que analisem e se houver concordância que depositem seus votos iguais aos meus.



Abraço apertado, demorado e CARInhoso.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O nó que Lula deu nos marqueteiros tucanos

Escrito por Marcio Leal

Ter, 07 de Setembro de 2010 14:22

Além do reconhecimento por ser o maior presidente da história desse país, o presidente Lula prova mais uma vez que também é o maior estrategista político da atualidade. Ele acaba de dar um nó de marinheiro nas estratégias traçadas pelos marqueteiros pagos a peso de ouro pelos tucanos.



Serra e seus marqueteiros sabem que se apontarem suas armas na direção de Lula cometem suicídio político. Eles montaram então uma estratégia de difícil compreensão ao se posicionar ao lado de Lula como vítimas de jogo político, colocando Dilma e Collor como vilões que usam família em campanha, ou seja, como se Dilma e Collor estivessem contra ele e o presidente Lula. Coisa de doido, mas como a campanha de Serra desde o início contou com a possibilidade de confundir o eleitor, sem restrições por parte do TSE, é plenamente justificável.



Só que os marqueteiros não contavam com a entrada de Lula para, digamos, “desconfundir” a percepção do eleitor e mostrar para todos quem é que está contra ele e o seu governo.



A estratégia de fogo cerrado em cima de Dilma vem se transformando, como pode ser apurado nas recentes pesquisas e trackings, no derradeiro tiro no pé do consórcio oposição/velha mídia, pois até agora o presidente só aparecia para fazer propaganda positiva de Dilma, poupando o adversário para não ser acusado de “chutar cachorro morto”, e assim Serra ainda conseguia enganar uns poucos incautos se fazendo de amigo do presidente. Com o presidente partindo para o confronto, fica claro até para aqueles menos informados que ainda tinham dúvidas sobre quem estava do lado do presidente e quem estava contra ele.



Lula agora alveja diretamente Serra dizendo que ele mente e apela, servindo como um antídoto para o tom apelativo do tucano e para a campanha descontrolada da velha mídia. Quanto mais o tom deles subir, mais o presidente vai se envolver pessoalmente jogando todo o peso da sua aprovação para formar opinião.



Se o movimento atual das pesquisas continuar se confirmando podemos estar presenciando a falência do método de criar factóides frágeis para influenciar as urnas, além da confirmação do amadurecimento da sociedade brasileira, eliminado os terceirizadores de opinião, passando a se expressar de forma direta e livre.


Fonte: Blog do Len, em 05/09/2010